Clérigo
ClassePontos de Vida 8 mais seu modificador de Constituição No 1º nível e a cada nível subsequente, você acrescenta essa quantidade ao seu valor máximo de PV.
Proficiências Iniciais No 1º nível, você recebe as graduações de proficiência listadas nas estatísticas a seguir. Você é destreinado em qualquer estatística não listada a menos que receba alguma graduação de proficiência melhor de outra forma.
Percepção Treinado em Percepção
Jogadas de Salvamento Treinado em Fortitude, Treinado em Reflexos, Especialista em Vontade
Perícias Treinado em Religião, Treinado em uma perícia determinada por sua divindade, Treinado em uma quantidade de perícias adicionais igual a 2 mais seu modificador de Inteligência
Ataques Treinado em armas simples, Treinado na arma favorita de sua divindade. Se a arma de sua divindade for incomum, você também obtém acesso a essa arma, Treinado em ataques desarmados
Defesas Destreinado em todas as armaduras, embora sua doutrina possa alterar isto, Treinado em defesa sem armadura
Magias Treinado em ataques de magias divinas, Treinado em CDs de magias divinas
As divindades exercem sua vontade sobre o mundo de infinitas formas, e você é um de seus servos mortais mais resolutos. Abençoado com magia divina, você vive segundo os ideais de sua fé, se adorna com os símbolos de sua igreja e treina diligentemente para empunhar a arma favorita de sua divindade. Suas magias podem proteger e curar seus aliados ou punir os adversários e inimigos de sua fé, conforme a vontade de sua divindade. Você tem uma vida de devoção, pregando os ensinamentos de sua fé através das palavras e do exemplo.
Durante encontros de combate…
Se for um capelão da guerra, você se divide entre conjurar magias e atacar seus inimigos — geralmente com a arma favorita de sua divindade. Se for um sacerdote enclausurado, você primariamente conjura magias. A maioria de suas magias aprimora, protege ou cura seus aliados. Dependendo de sua divindade, você recebe magias extras para curar seus aliados ou ferir seus inimigos.
Durante encontros sociais…
Você pode fazer propostas diplomáticas ou discursos impressionantes. Por ser sábio, você também percebe as inverdades contadas pelos outros.
Enquanto explora…
Você detecta magia por perto e interpreta quaisquer escritas religiosas que encontrar. Você também pode concentrar-se em uma magia de proteção para seus aliados em caso de um ataque súbito. Após uma batalha ou perigo, você pode curar qualquer um que tenha se machucado.
Em recesso…
Você pode prestar serviços em um santuário, viajar para pregar a palavra de sua divindade, pesquisar escrituras, celebrar dias santos ou até mesmo fundar um novo templo.
Você pode…
- Visitar os templos e lugares sagrados de sua fé e compartilhar uma afinidade imediata com outros adoradores de sua divindade.
- Conhecer os ensinamentos dos textos sagrados de sua religião e como aplicá-los a um dilema.
- Cooperar com seus aliados, desde que eles não lhe peçam para ir contra a vontade divina.
Outros provavelmente…
- Acham sua devoção impressionante, mesmo que não a compreendam completamente.
- Esperam que você cure os ferimentos deles.
- Confiam em você para interagir com outras figuras religiosas.
Termos Chave
Você encontrará o seguinte termo em muitas habilidades de clérigo.
Metamágico: Ações com esse traço alteram as propriedades de suas magias. Você deve usar uma ação metamágica logo antes de Conjurar a Magia que deseja alterar. Se usar qualquer outra ação (incluindo ações livres e reações) diferente de Conjurar uma Magia logo após essa ação metamágica, você desperdiça os benefícios da ação metamágica. Efeitos acrescentados por uma ação metamágica são parte do efeito da magia, não da ação metamágica em si.
Progressão de Clérigo
Seu Nível | Característica da Classe |
---|---|
1 | Ancestralidade e biografia, conjuração divina, divindade, doutrina, fonte divina, proficiências iniciais |
2 | Talento de clérigo, talento de perícia |
3 | Incremento de perícia, magias de 2º nível, segunda doutrina, talento geral |
4 | Talento de clérigo, talento de perícia |
5 | Incremento de perícia, magias de 3º nível, melhorias de atributo, prontidão, talento de ancestralidade |
6 | Talento de clérigo, talento de perícia |
7 | Incremento de perícia, magias de 4º nível, talento geral, terceira doutrina |
8 | Talento de clérigo, talento de perícia |
9 | Determinação, incremento de perícia, magias de 5º nível, talento de ancestralidade |
10 | Melhorias de atributo, talento de clérigo, talento de perícia |
11 | Incremento de perícia, magias de 6º nível, quarta doutrina, reflexos rápidos, talento geral |
12 | Talento de clérigo, talento de perícia |
13 | Defesa divina, especialização em armas, incremento de perícia, magias de 7º nível, talento de ancestralidade |
14 | Talento de clérigo, talento de perícia |
15 | Incremento de perícia, magias de 8º nível, melhorias de atributo, quinta doutrina, talento geral |
16 | Talento de clérigo, talento de perícia |
17 | Incremento de perícia, magias de 9º nível, talento de ancestralidade |
18 | Talento de clérigo, talento de perícia |
19 | Doutrina final, incremento de perícia, magia milagrosa, talento geral |
20 | Melhorias de atributo, talento de clérigo, talento de perícia |
Magias de Clérigo por dia
Seu Nível | Truques Mágicos | 1º | 2º | 3º | 4º | 5º | 6º | 7º | 8º | 9º | 10º |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 5 | 2* | — | — | — | — | — | — | — | — | — |
2 | 5 | 3* | — | — | — | — | — | — | — | — | — |
3 | 5 | 3 | 2* | — | — | — | — | — | — | — | — |
4 | 5 | 3 | 3* | — | — | — | — | — | — | — | — |
5 | 5 | 3 | 3 | 2* | — | — | — | — | — | — | — |
6 | 5 | 3 | 3 | 3* | — | — | — | — | — | — | — |
7 | 5 | 3 | 3 | 3 | 2* | — | — | — | — | — | — |
8 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3* | — | — | — | — | — | — |
9 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 2* | — | — | — | — | — |
10 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3* | — | — | — | — | — |
11 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 2* | — | — | — | — |
12 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3* | — | — | — | — |
13 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 2* | — | — | — |
14 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3* | — | — | — |
15 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 2* | — | — |
16 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3* | — | — |
17 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 2* | — |
18 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3* | — |
19 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 1*† |
20 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 1*† |
* Sua fonte divina lhe concede espaços de magias adicionais para curar ou ferir deste nível. A quantidade é igual a 1 + seu modificador de Carisma.
† A característica de classe magia milagrosa lhe concede um espaço de magia de 10º nível que funciona diferente dos outros espaços de magia.
Características de Classe
Você recebe as habilidades a seguir como um clérigo. Habilidades recebidas em níveis superiores indicam os níveis em que você as recebe ao lado de seus nomes.
Descrição | ||
---|---|---|
Nome | Nível — | Descrição Além das habilidades fornecidas por sua classe no 1º nível,
você possui os benefícios da ancestralidade e biografia
selecionadas,... |
Nome | Nível — | Descrição No 1º nível, você recebe proficiências que representam seu
treinamento básico. Estas proficiências são listadas no início
desta... |
Nome | Nível — | Descrição Como um clérigo, você é um servo mortal de uma divindade
e a reverencia acima de todas as outras. As divindades mais
comuns no... |
Nome | Nível — | Descrição Sua divindade lhe concede o poder para conjurar magias divinas.
Você pode conjurar magias divinas usando a atividade Conjurar
uma... |
Nome | Nível — | Descrição Através da benção de sua divindade, você ganha magias adicionais
que canalizam a força vital chamada de energia positiva, ou... |
Nome | Nível — | Descrição Mesmo entre seguidores da mesma divindade,
há várias doutrinas e crenças que frequentemente variam
bastante entre seus clérigos.... |
Talentos de Classe
Em todo nível que receber um talento de clérigo, você pode selecionar um dos talentos a seguir. Você deve satisfazer quaisquer pré-requisitos antes de selecionar o talento.
Pré-requisitos | Benefícios | ||
---|---|---|---|
Nome | Nível 1 | Pré-requisitos Tendência bondosa | Benefícios — |
Nome | Nível 1 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 1 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 1 | Pré-requisitos Fonte de ferimento | Benefícios — |
Nome | Nível 1 | Pré-requisitos Fonte de cura | Benefícios — |
Nome | Nível 1 | Pré-requisitos Divindade com arma favorita simples, treinado com a arma favorita de sua divindade | Benefícios — |
Nome | Nível 2 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 2 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 2 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 2 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 2 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 4 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 4 | Pré-requisitos Fonte de cura ou fonte de ferimento. | Benefícios — |
Nome | Nível 4 | Pré-requisitos Fonte de ferimento, tendência maligna. | Benefícios — |
Nome | Nível 4 | Pré-requisitos Cura Comunal. | Benefícios — |
Nome | Nível 4 | Pré-requisitos Fonte de ferimento, tendência maligna. | Benefícios — |
Nome | Nível 6 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 6 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 6 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 6 | Pré-requisitos Fonte de cura ou fonte de ferimento. | Benefícios — |
Nome | Nível 8 | Pré-requisitos Conjuração Básica de Clérigo | Benefícios — |
Nome | Nível 8 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 8 | Pré-requisitos Iniciado no Domínio. | Benefícios — |
Nome | Nível 8 | Pré-requisitos Ornar Armamento. | Benefícios — |
Nome | Nível 8 | Pré-requisitos Fonte de cura. | Benefícios — |
Nome | Nível 8 | Pré-requisitos Divindade bondosa, caótica, maligna ou ordeira. | Benefícios — |
Nome | Nível 10 | Pré-requisitos Castigo Sagrado. | Benefícios — |
Nome | Nível 10 | Pré-requisitos Fonte de ferimento, tendência maligna, Comandar Mortos-Vivos. | Benefícios — |
Nome | Nível 10 | Pré-requisitos Especialista com a arma favorita de sua divindade. | Benefícios — |
Nome | Nível 10 | Pré-requisitos Fonte de cura, tendência bondosa. | Benefícios — |
Nome | Nível 12 | Pré-requisitos Uma ou mais magias de domínio. | Benefícios — |
Nome | Nível 12 | Pré-requisitos Ornar Armamento. | Benefícios — |
Nome | Nível 12 | Pré-requisitos Provimento de Guerra. | Benefícios — |
Nome | Nível 12 | Pré-requisitos Gonte de cura ou fonte de ferimento. | Benefícios — |
Nome | Nível 14 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 14 | Pré-requisitos Fonte de cura ou fonte de ferimento. | Benefícios — |
Nome | Nível 14 | Pré-requisitos Domínio Avançado. | Benefícios — |
Nome | Nível 14 | Pré-requisitos Tendenciar Armamento. | Benefícios — |
Nome | Nível 16 | Pré-requisitos Tendência bondosa. | Benefícios — |
Nome | Nível 16 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 16 | Pré-requisitos Tendência maligna. | Benefícios — |
Nome | Nível 18 | Pré-requisitos Banimento Rápido. | Benefícios — |
Nome | Nível 18 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 18 | Pré-requisitos Foco de Domínio. | Benefícios — |
Nome | Nível 20 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 20 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 20 | Pré-requisitos Magia milagrosa. | Benefícios — |
Magias de Foco de Clérigo
Clérigos podem receber as magias de domínio a seguir selecionando os talentos Iniciado no Domínio ou Domínio Avançado.
Nome | Descrição Você inflige dor sobre o alvo e se regozija na angústia dele. | Escola Encantamento | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você reforça a ambição de um alvo, aumenta o ressentimento dele com aliados e torna as alianças dele mais suscetíveis a mudança | Escola Encantamento | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você cria uma breve visão de riqueza imensa preenchendo a área da magia. | Escola Ilusão | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você evoca uma pedra mágica e a arremessa, com a presença de seu deus guiando sua mira. | Escola Evocação | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Suas palavras abençoam uma criatura com uma conexão aprimorada à energia positiva. | Escola Necromancia | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Sua voz estronda, esmagando o que estiver na sua frente. | Escola Evocação | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Ver outra pessoa passar deste mundo para o próximo o revigora. | Escola Necromancia | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você ergue seu símbolo religioso e cria um clarão cegante de luz. | Escola Evocação | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Nada pode segurá-lo no lugar. | Escola Transmutação | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Enormes quantidades de comida e bebida enchem o alvo. | Escola Transmutação | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Seu corpo brota um revestimento de galhos espinhentos que crescem com magia vital e ferem aqueles que lhe golpearem. | Escola Transmutação | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você irradia um raio de luz da lua. Faça uma rolagem de ataque de magia. | Escola Evocação | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Seu corpo se enche de poder e capacidade física. | Escola Transmutação | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você tenta descobrir alguma informação sobre o destino do alvo a curto prazo | Escola Adivinhação | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Dando um empurrão no ar, você carrega o alvo com uma poderosa lufada de vento | Escola Conjuração | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você envolve o alvo em um manto de sombras rodopiantes que o torna mais difícil de ver. | Escola Evocação | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você medita sobre a perfeição para remover todas as distrações de sua mente. | Escola Abjuração | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você se afasta rapidamente de um lugar perigoso e se cobre | Escola Abjuração | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você profere uma afirmação que acredita ser verdade e que é livre de qualquer tentativa de dissimulação através de palavras enganosas, omissão e similares | Escola Adivinhação | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você tenta acalmar o alvo proferindo palavras tranquilizantes em um tom calmo e constante. | Escola Encantamento | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição As benções de seu deus tornam seus pés mais rápidos e seus movimentos mais fluidos. | Escola Transmutação | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você preenche a mente da criatura com uma visão terrível dos pesadelos dela. | Escola Encantamento | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você silencia a voz do alvo, impedindo-o de entregar segredos valiosos. | Escola Abjuração | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Uma faixa de fogo dispara pelo ar. Faça uma rolagem de ataque de magia | Escola Evocação | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Uma criatura se torna um receptáculo para a energia mágica pura enviada por sua divindade. | Escola Encantamento | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Fazendo uma breve oração enquanto concentra seus pensamentos | Escola Adivinhação | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Enquanto estiver em uma multidão de criaturas mais ou menos similares, sua aparência se torna branda e indefinida. | Escola Ilusão | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você protege seu aliado sofrendo uma punição no lugar dele. | Escola Abjuração | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Um dilúvio de pinturas ilusórias, ferramentas e outros símbolos de arte e artesanato coloridos caem do nada na área. | Escola Ilusão | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você garante que um segredo permaneça a salvo de espionagem. | Escola Abjuração | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Com canções ou contos tranquilizantes, você embala o alvo em um sonho encantador. | Escola Encantamento | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você invoca uma tremenda onda para mover um alvo que esteja em um corpo d'água ou no chão. | Escola Evocação | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Segurando sua arma erguida para cima, você a inunda com energia divina. | Escola Evocação | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você infunde seu alvo com atração, fazendo-o agir mais amistosamente a você. O alvo tenta um salvamento de Vontade | Escola Encantamento | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você ataca a força vital do alvo com não-morte, causando 1d6 de dano negativo. O alvo deve tentar um salvamento de Fortitude. | Escola Necromancia | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você inclina a balança da sorte levemente para proteger uma criatura de um desastre. | Escola Encantamento | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você se envolve em um véu de confiança | Escola Encantamento | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você inflige dor sobre o alvo e se regozija na angústia dele. | Escola Encantamento | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Areias de devastação divina o envolvem rodopiando ao seu redor. | Escola Evocação | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Você rapidamente deflete chamas indo em sua direção. | Escola Abjuração | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Você salva criaturas das garras da morte. | Escola Necromancia | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição O alvo fica distraído e sugestível, inundado por devaneios vívidos. | Escola Encantamento | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Com a ameaça de mais dor, você compele uma criatura à qual tenha ferido recentemente. | Escola Encantamento | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Use a ação Recordar Conhecimento, rolando o teste de perícia apropriado para identificar as habilidades | Escola Adivinhação | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Após sofrer o dano acionador, você se transforma em ar. | Escola Transmutação | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Você vingativamente reflete sua dor sobre seu atormentador. | Escola Abjuração | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Você alimenta a raiva ilibada dentro de si e de um aliado. | Escola Encantamento | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Um dilúvio massivo de energia vital faz todos os mortos-vivos despedaçarem. | Escola Necromancia | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Uma aura protetiva emana de você, salvaguardando você e seus aliados. | Escola Abjuração | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição A próxima magia de dano ou cura que o alvo conjurar antes do início de seu próximo turno causa dano ou recupera Pontos de Vida como se a magia fosse elevada | Escola Evocação | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Uma fruta ou vegetal maduro que cabe na palma da mão aparece em sua mão. | Escola Conjuração | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Você faz brilhar um raio de luz da lua. Faça uma rolagem de ataque de magia. | Escola Evocação | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Você transforma o alvo para que ele possa condizer com sua visão artesanal e artística. | Escola Transmutação | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Rerrole a jogada de salvamento e use o melhor resultado. | Escola Abjuração | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Você raramente se satisfaz ficando em um só lugar. Escolha um local a até 30 metros do alvo que o alvo possa ver. | Escola Ilusão | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Rerrole a jogada de salvamento e use o melhor resultado | Escola Adivinhação | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Atraindo força vital para si, você se torna um farol de energia positiva. | Escola Necromancia | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Sua divindade abençoa metais básicos para transformá-los em metais preciosos. | Escola Abjuração | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Você infunde a visão de uma criatura com escuridão. | Escola Transmutação | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Você profere uma palavra libertadora de poder que livra uma criatura. | Escola Encantamento | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Fundido sua mente com a do alvo, você troca visões desorientadoras dos pesadelos um do outro. | Escola Encantamento | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Seu poder próprio se mistura ao poder divino para protegê-lo. | Escola Abjuração | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Você toca a essência do assentamento mais próximo na distância (se houver). | Escola Adivinhação | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Você garante que um segredo permaneça a salvo de espionagem. | Escola Abjuração | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Quando alguém tiver ingerido algo exageradamente, você pode ajudá-lo a passar mais rápido pela aflição ou intensificar a miséria que ele está sofrendo. | Escola Necromancia | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Você deixa o alvo com excesso de confiança, levando-o a atribuir falhas a fatores externos. | Escola Encantamento | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Você embute uma semente de energia negativa em um morto-vivo, restaurando o vigor sobrenatural dele. | Escola Necromancia | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Você distorce as forças do destino para tornar um momento atroz ou calmo, sem meio termo. | Escola Adivinhação | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Quando você toca o alvo, um símbolo da lua aparece na testa dele, brilhando com uma tênue luz da lua. | Escola Encantamento | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Você acrescenta poder aos seus músculos, permitindo-lhe escalar paredes ou nadar com facilidade. | Escola Evocação | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Você treme a terra, derrubando criaturas próximas. | Escola Transmutação | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Você forma uma defesa unificada. | Escola Abjuração | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Sua competitividade o leva a provar-se contra a oposição. | Escola Encantamento | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Intuição divina lhe permite ver as coisas como elas realmente são. | Escola Adivinhação | Nível Foco 4 |