Clérigo

Classe

Pontos de Vida 8 mais seu modificador de Constituição No 1º nível e a cada nível subsequente, você acrescenta essa quantidade ao seu valor máximo de PV.

Atributo Chave Sabedoria; No 1º nível, sua classe lhe concede uma melhoria de atributo em Sabedoria.

Proficiências Iniciais No 1º nível, você recebe as graduações de proficiência listadas nas estatísticas a seguir. Você é destreinado em qualquer estatística não listada a menos que receba alguma graduação de proficiência melhor de outra forma.

Percepção Treinado em Percepção

Jogadas de Salvamento Treinado em Fortitude, Treinado em Reflexos, Especialista em Vontade

Perícias Treinado em Religião, Treinado em uma perícia determinada por sua divindade, Treinado em uma quantidade de perícias adicionais igual a 2 mais seu modificador de Inteligência

Ataques Treinado em armas simples, Treinado na arma favorita de sua divindade. Se a arma de sua divindade for incomum, você também obtém acesso a essa arma, Treinado em ataques desarmados

Defesas Destreinado em todas as armaduras, embora sua doutrina possa alterar isto, Treinado em defesa sem armadura

Magias Treinado em ataques de magias divinas, Treinado em CDs de magias divinas

As divindades exercem sua vontade sobre o mundo de infinitas formas, e você é um de seus servos mortais mais resolutos. Abençoado com magia divina, você vive segundo os ideais de sua fé, se adorna com os símbolos de sua igreja e treina diligentemente para empunhar a arma favorita de sua divindade. Suas magias podem proteger e curar seus aliados ou punir os adversários e inimigos de sua fé, conforme a vontade de sua divindade. Você tem uma vida de devoção, pregando os ensinamentos de sua fé através das palavras e do exemplo.

Durante encontros de combate…

Se for um capelão da guerra, você se divide entre conjurar magias e atacar seus inimigos — geralmente com a arma favorita de sua divindade. Se for um sacerdote enclausurado, você primariamente conjura magias. A maioria de suas magias aprimora, protege ou cura seus aliados. Dependendo de sua divindade, você recebe magias extras para curar seus aliados ou ferir seus inimigos.

Durante encontros sociais…

Você pode fazer propostas diplomáticas ou discursos impressionantes. Por ser sábio, você também percebe as inverdades contadas pelos outros.

Enquanto explora…

Você detecta magia por perto e interpreta quaisquer escritas religiosas que encontrar. Você também pode concentrar-se em uma magia de proteção para seus aliados em caso de um ataque súbito. Após uma batalha ou perigo, você pode curar qualquer um que tenha se machucado.

Em recesso…

Você pode prestar serviços em um santuário, viajar para pregar a palavra de sua divindade, pesquisar escrituras, celebrar dias santos ou até mesmo fundar um novo templo.

Você pode…

  • Visitar os templos e lugares sagrados de sua fé e compartilhar uma afinidade imediata com outros adoradores de sua divindade.
  • Conhecer os ensinamentos dos textos sagrados de sua religião e como aplicá-los a um dilema.
  • Cooperar com seus aliados, desde que eles não lhe peçam para ir contra a vontade divina.

Outros provavelmente…

  • Acham sua devoção impressionante, mesmo que não a compreendam completamente.
  • Esperam que você cure os ferimentos deles.
  • Confiam em você para interagir com outras figuras religiosas.

Termos Chave

Você encontrará o seguinte termo em muitas habilidades de clérigo.

Metamágico: Ações com esse traço alteram as propriedades de suas magias. Você deve usar uma ação metamágica logo antes de Conjurar a Magia que deseja alterar. Se usar qualquer outra ação (incluindo ações livres e reações) diferente de Conjurar uma Magia logo após essa ação metamágica, você desperdiça os benefícios da ação metamágica. Efeitos acrescentados por uma ação metamágica são parte do efeito da magia, não da ação metamágica em si.

Progressão de Clérigo

Seu NívelCaracterística da Classe
1Ancestralidade e biografia, conjuração divina, divindade, doutrina, fonte divina, proficiências iniciais
2Talento de clérigo, talento de perícia
3Incremento de perícia, magias de 2º nível, segunda doutrina, talento geral
4Talento de clérigo, talento de perícia
5Incremento de perícia, magias de 3º nível, melhorias de atributo, prontidão, talento de ancestralidade
6Talento de clérigo, talento de perícia
7Incremento de perícia, magias de 4º nível, talento geral, terceira doutrina
8Talento de clérigo, talento de perícia
9Determinação, incremento de perícia, magias de 5º nível, talento de ancestralidade
10Melhorias de atributo, talento de clérigo, talento de perícia
11Incremento de perícia, magias de 6º nível, quarta doutrina, reflexos rápidos, talento geral
12Talento de clérigo, talento de perícia
13Defesa divina, especialização em armas, incremento de perícia, magias de 7º nível, talento de ancestralidade
14Talento de clérigo, talento de perícia
15Incremento de perícia, magias de 8º nível, melhorias de atributo, quinta doutrina, talento geral
16Talento de clérigo, talento de perícia
17Incremento de perícia, magias de 9º nível, talento de ancestralidade
18Talento de clérigo, talento de perícia
19Doutrina final, incremento de perícia, magia milagrosa, talento geral
20Melhorias de atributo, talento de clérigo, talento de perícia

Magias de Clérigo por dia

Seu NívelTruques Mágicos10º
152*
253*
3532*
4533*
55332*
65333*
753332*
853333*
9533332*
10533333*
115333332*
125333333*
1353333332*
1453333333*
15533333332*
16533333333*
175333333332*
185333333333*
1953333333331*†
2053333333331*†

* Sua fonte divina lhe concede espaços de magias adicionais para curar ou ferir deste nível. A quantidade é igual a 1 + seu modificador de Carisma.

† A característica de classe magia milagrosa lhe concede um espaço de magia de 10º nível que funciona diferente dos outros espaços de magia.

Características de Classe

Você recebe as habilidades a seguir como um clérigo. Habilidades recebidas em níveis superiores indicam os níveis em que você as recebe ao lado de seus nomes.

Descrição
Nome
Nível
Descrição
Além das habilidades fornecidas por sua classe no 1º nível, você possui os benefícios da ancestralidade e biografia selecionadas,...
Nome
Nível
Descrição
No 1º nível, você recebe proficiências que representam seu treinamento básico. Estas proficiências são listadas no início desta...
Nome
Nível
Descrição
Como um clérigo, você é um servo mortal de uma divindade e a reverencia acima de todas as outras. As divindades mais comuns no...
Nome
Nível
Descrição
Sua divindade lhe concede o poder para conjurar magias divinas. Você pode conjurar magias divinas usando a atividade Conjurar uma...
Nome
Nível
Descrição
Através da benção de sua divindade, você ganha magias adicionais que canalizam a força vital chamada de energia positiva, ou...
Nome
Nível
Descrição
Mesmo entre seguidores da mesma divindade, há várias doutrinas e crenças que frequentemente variam bastante entre seus clérigos....

Talentos de Classe

Em todo nível que receber um talento de clérigo, você pode selecionar um dos talentos a seguir. Você deve satisfazer quaisquer pré-requisitos antes de selecionar o talento.

Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Tendência bondosa
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Fonte de ferimento
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Fonte de cura
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Divindade com arma favorita simples, treinado com a arma favorita de sua divindade
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
4
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
4
Pré-requisitos
Fonte de cura ou fonte de ferimento.
Benefícios
Nome
Nível
4
Pré-requisitos
Fonte de ferimento, tendência maligna.
Benefícios
Nome
Nível
4
Pré-requisitos
Cura Comunal.
Benefícios
Nome
Nível
4
Pré-requisitos
Fonte de ferimento, tendência maligna.
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Fonte de cura ou fonte de ferimento.
Benefícios
Nome
Nível
8
Pré-requisitos
Conjuração Básica de Clérigo
Benefícios
Nome
Nível
8
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
8
Pré-requisitos
Iniciado no Domínio.
Benefícios
Nome
Nível
8
Pré-requisitos
Ornar Armamento.
Benefícios
Nome
Nível
8
Pré-requisitos
Fonte de cura.
Benefícios
Nome
Nível
8
Pré-requisitos
Divindade bondosa, caótica, maligna ou ordeira.
Benefícios
Nome
Nível
10
Pré-requisitos
Castigo Sagrado.
Benefícios
Nome
Nível
10
Pré-requisitos
Fonte de ferimento, tendência maligna, Comandar Mortos-Vivos.
Benefícios
Nome
Nível
10
Pré-requisitos
Especialista com a arma favorita de sua divindade.
Benefícios
Nome
Nível
10
Pré-requisitos
Fonte de cura, tendência bondosa.
Benefícios
Nome
Nível
12
Pré-requisitos
Uma ou mais magias de domínio.
Benefícios
Nome
Nível
12
Pré-requisitos
Ornar Armamento.
Benefícios
Nome
Nível
12
Pré-requisitos
Provimento de Guerra.
Benefícios
Nome
Nível
12
Pré-requisitos
Gonte de cura ou fonte de ferimento.
Benefícios
Nome
Nível
14
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
14
Pré-requisitos
Fonte de cura ou fonte de ferimento.
Benefícios
Nome
Nível
14
Pré-requisitos
Domínio Avançado.
Benefícios
Nome
Nível
14
Pré-requisitos
Tendenciar Armamento.
Benefícios
Nome
Nível
16
Pré-requisitos
Tendência bondosa.
Benefícios
Nome
Nível
16
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
16
Pré-requisitos
Tendência maligna.
Benefícios
Nome
Nível
18
Pré-requisitos
Banimento Rápido.
Benefícios
Nome
Nível
18
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
18
Pré-requisitos
Foco de Domínio.
Benefícios
Nome
Nível
20
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
20
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
20
Pré-requisitos
Magia milagrosa.
Benefícios

Magias de Foco de Clérigo

Clérigos podem receber as magias de domínio a seguir selecionando os talentos Iniciado no Domínio ou Domínio Avançado.

Nome
Descrição
Você inflige dor sobre o alvo e se regozija na angústia dele.
Escola
Encantamento
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você reforça a ambição de um alvo, aumenta o ressentimento dele com aliados e torna as alianças dele mais suscetíveis a mudança
Escola
Encantamento
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você cria uma breve visão de riqueza imensa preenchendo a área da magia.
Escola
Ilusão
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você evoca uma pedra mágica e a arremessa, com a presença de seu deus guiando sua mira.
Escola
Evocação
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Suas palavras abençoam uma criatura com uma conexão aprimorada à energia positiva.
Escola
Necromancia
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Sua voz estronda, esmagando o que estiver na sua frente.
Escola
Evocação
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Ver outra pessoa passar deste mundo para o próximo o revigora.
Escola
Necromancia
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você ergue seu símbolo religioso e cria um clarão cegante de luz.
Escola
Evocação
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Nada pode segurá-lo no lugar.
Escola
Transmutação
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Enormes quantidades de comida e bebida enchem o alvo.
Escola
Transmutação
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Seu corpo brota um revestimento de galhos espinhentos que crescem com magia vital e ferem aqueles que lhe golpearem.
Escola
Transmutação
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você irradia um raio de luz da lua. Faça uma rolagem de ataque de magia.
Escola
Evocação
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Seu corpo se enche de poder e capacidade física.
Escola
Transmutação
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você tenta descobrir alguma informação sobre o destino do alvo a curto prazo
Escola
Adivinhação
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Dando um empurrão no ar, você carrega o alvo com uma poderosa lufada de vento
Escola
Conjuração
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você envolve o alvo em um manto de sombras rodopiantes que o torna mais difícil de ver.
Escola
Evocação
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você medita sobre a perfeição para remover todas as distrações de sua mente.
Escola
Abjuração
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você se afasta rapidamente de um lugar perigoso e se cobre
Escola
Abjuração
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você profere uma afirmação que acredita ser verdade e que é livre de qualquer tentativa de dissimulação através de palavras enganosas, omissão e similares
Escola
Adivinhação
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você tenta acalmar o alvo proferindo palavras tranquilizantes em um tom calmo e constante.
Escola
Encantamento
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
As benções de seu deus tornam seus pés mais rápidos e seus movimentos mais fluidos.
Escola
Transmutação
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você preenche a mente da criatura com uma visão terrível dos pesadelos dela.
Escola
Encantamento
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você silencia a voz do alvo, impedindo-o de entregar segredos valiosos.
Escola
Abjuração
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Uma faixa de fogo dispara pelo ar. Faça uma rolagem de ataque de magia
Escola
Evocação
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Uma criatura se torna um receptáculo para a energia mágica pura enviada por sua divindade.
Escola
Encantamento
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Fazendo uma breve oração enquanto concentra seus pensamentos
Escola
Adivinhação
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Enquanto estiver em uma multidão de criaturas mais ou menos similares, sua aparência se torna branda e indefinida.
Escola
Ilusão
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você protege seu aliado sofrendo uma punição no lugar dele.
Escola
Abjuração
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Um dilúvio de pinturas ilusórias, ferramentas e outros símbolos de arte e artesanato coloridos caem do nada na área.
Escola
Ilusão
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você garante que um segredo permaneça a salvo de espionagem.
Escola
Abjuração
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Com canções ou contos tranquilizantes, você embala o alvo em um sonho encantador.
Escola
Encantamento
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você invoca uma tremenda onda para mover um alvo que esteja em um corpo d'água ou no chão.
Escola
Evocação
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Segurando sua arma erguida para cima, você a inunda com energia divina.
Escola
Evocação
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você infunde seu alvo com atração, fazendo-o agir mais amistosamente a você. O alvo tenta um salvamento de Vontade
Escola
Encantamento
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você ataca a força vital do alvo com não-morte, causando 1d6 de dano negativo. O alvo deve tentar um salvamento de Fortitude.
Escola
Necromancia
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você inclina a balança da sorte levemente para proteger uma criatura de um desastre.
Escola
Encantamento
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você se envolve em um véu de confiança
Escola
Encantamento
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você inflige dor sobre o alvo e se regozija na angústia dele.
Escola
Encantamento
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Areias de devastação divina o envolvem rodopiando ao seu redor.
Escola
Evocação
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Você rapidamente deflete chamas indo em sua direção.
Escola
Abjuração
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Você salva criaturas das garras da morte.
Escola
Necromancia
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
O alvo fica distraído e sugestível, inundado por devaneios vívidos.
Escola
Encantamento
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Com a ameaça de mais dor, você compele uma criatura à qual tenha ferido recentemente.
Escola
Encantamento
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Use a ação Recordar Conhecimento, rolando o teste de perícia apropriado para identificar as habilidades
Escola
Adivinhação
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Após sofrer o dano acionador, você se transforma em ar.
Escola
Transmutação
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Você vingativamente reflete sua dor sobre seu atormentador.
Escola
Abjuração
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Você alimenta a raiva ilibada dentro de si e de um aliado.
Escola
Encantamento
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Um dilúvio massivo de energia vital faz todos os mortos-vivos despedaçarem.
Escola
Necromancia
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Uma aura protetiva emana de você, salvaguardando você e seus aliados.
Escola
Abjuração
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
A próxima magia de dano ou cura que o alvo conjurar antes do início de seu próximo turno causa dano ou recupera Pontos de Vida como se a magia fosse elevada
Escola
Evocação
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Uma fruta ou vegetal maduro que cabe na palma da mão aparece em sua mão.
Escola
Conjuração
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Você faz brilhar um raio de luz da lua. Faça uma rolagem de ataque de magia.
Escola
Evocação
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Você transforma o alvo para que ele possa condizer com sua visão artesanal e artística.
Escola
Transmutação
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Rerrole a jogada de salvamento e use o melhor resultado.
Escola
Abjuração
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Você raramente se satisfaz ficando em um só lugar. Escolha um local a até 30 metros do alvo que o alvo possa ver.
Escola
Ilusão
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Rerrole a jogada de salvamento e use o melhor resultado
Escola
Adivinhação
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Atraindo força vital para si, você se torna um farol de energia positiva.
Escola
Necromancia
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Sua divindade abençoa metais básicos para transformá-los em metais preciosos.
Escola
Abjuração
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Você infunde a visão de uma criatura com escuridão.
Escola
Transmutação
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Você profere uma palavra libertadora de poder que livra uma criatura.
Escola
Encantamento
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Fundido sua mente com a do alvo, você troca visões desorientadoras dos pesadelos um do outro.
Escola
Encantamento
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Seu poder próprio se mistura ao poder divino para protegê-lo.
Escola
Abjuração
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Você toca a essência do assentamento mais próximo na distância (se houver).
Escola
Adivinhação
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Você garante que um segredo permaneça a salvo de espionagem.
Escola
Abjuração
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Quando alguém tiver ingerido algo exageradamente, você pode ajudá-lo a passar mais rápido pela aflição ou intensificar a miséria que ele está sofrendo.
Escola
Necromancia
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Você deixa o alvo com excesso de confiança, levando-o a atribuir falhas a fatores externos.
Escola
Encantamento
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Você embute uma semente de energia negativa em um morto-vivo, restaurando o vigor sobrenatural dele.
Escola
Necromancia
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Você distorce as forças do destino para tornar um momento atroz ou calmo, sem meio termo.
Escola
Adivinhação
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Quando você toca o alvo, um símbolo da lua aparece na testa dele, brilhando com uma tênue luz da lua.
Escola
Encantamento
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Você acrescenta poder aos seus músculos, permitindo-lhe escalar paredes ou nadar com facilidade.
Escola
Evocação
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Você treme a terra, derrubando criaturas próximas.
Escola
Transmutação
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Você forma uma defesa unificada.
Escola
Abjuração
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Sua competitividade o leva a provar-se contra a oposição.
Escola
Encantamento
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Intuição divina lhe permite ver as coisas como elas realmente são.
Escola
Adivinhação
Nível
Foco 4

fonte:

Livro Básico

p. 117