Aprisionamento

Ritual 8

Incomum

Evocação

Execução: 1 dia;

Custo: reagentes para construir a prisão mágica num valor total de 800 po × o nível do alvo;

Conjuradores Secundários: 6;

Teste Primário: Arcanismo (lendário) ou Ocultismo (lendário);

Testes Secundários: Manufatura, Sociedade;

Distância: 3 metros;

Alvo: 1 criatura de até 16º nível;

Você executa um ritual para aprisionar uma criatura em uma de várias formas. Embora algumas versões deste ritual ofereçam todas as formas, outras incluem somente uma única forma ou somente algumas delas. Qualquer que seja a forma que você usar, o efeito não pode ser neutralizado, embora possa ser encerrado por liberdade. Algumas formas de aprisionamento podem ser encerradas por outros meios. Como o ritual requer que alvo permaneça a até 3 metros durante todo o tempo, ele normalmente requer que você subjugue o alvo primeiro.

• Correntes Você amarra a criatura com correntes, deixando-a incapaz de usar quaisquer ações além de falar. Outras criaturas que tentarem se aproximar, danificar as correntes ou libertar a criatura presa de qualquer forma devem obter sucesso em um salvamento de Vontade ou ficam incapazes de fazê-lo para sempre. As correntes possuem Dureza igual a 5 × o nível de magia do ritual aprisionamento, e o dobro dessa quantidade em Pontos de Vida. Destruir as correntes liberta o alvo.

• Estase Temporal Você envia a criatura em um estado de animação suspensa fora do fluxo do tempo. A criatura não envelhece e não pode ser afetada por qualquer efeito vindo do fluxo normal do tempo. Enquanto conjurar este ritual, você pode opcionalmente nomear qualquer quantidade de tempo para a estase; após esta duração passar, a estase acaba. Ao contrário de outras formas de aprisionamento, estase temporal pode ser neutralizada pelas magias dissipar magia ou rapidez. Esta forma de aprisionamento também é magia de transmutação.

• Prisão Você deixa a criatura completamente incapaz de deixar uma área ou estrutura confinada em particular à sua escolha, como uma cela de cárcere ou caverna selada. A magia também impede a criatura de danificar sua prisão, seja direta ou indiretamente, para se libertar. Se a prisão da criatura for completamente destruída por alguma força externa, a criatura é libertada, embora para algumas prisões maiores ou naturais isto possa ser inviável.

• Torpor (efeito de sono) Você coloca a criatura em um sono eterno. Ela para de envelhecer e não precisa de comida ou bebida. Uma única demonstração física sincera de afeição de uma criatura que genuinamente ame o alvo — seja romanticamente, de pai para filho ou de alguma outra forma — liberta ele do torpor. Esta forma de aprisionamento também é um encantamento mágico.

• Objeto (9º nível ou superior) Você encolhe a criatura para 2,5 centímetros de altura ou a transforma em uma forma insubstancial cujo corpo deixa rastro de fogos-fátuos atrás da cabeça dele. De qualquer forma, você o prende dentro de uma gema, jarro, garrafa, lâmpada ou recipiente similar. A criatura para de envelhecer e não precisa de comida ou bebida. A criatura continua ciente dos arredores e pode se mover dentro do recipiente e fala, mas não pode usar quaisquer outras ações. Destruir o recipiente mata o alvo em vez de libertá-lo. Esta forma de aprisionamento também é magia de transmutação.

• Calabouço (somente de 10º nível) Você sepulta o alvo em um estão de animação suspensa bem fundo na superfície do chão e fora de sintonia com a realidade, portanto, ele não pode ser alcançado por quaisquer meios. Você também impede adivinhações de revelarem o local onde o aprisionamento ocorreu. Magias poderosas como desejo podem relevar o local do aprisionamento, mas mesmo essas magias são incapazes de libertar o alvo do calabouço; somente um ritual de liberdade de 10º nível é capaz de fazê-lo.

Sucesso Crítico: Você aprisiona o alvo. Você pode usar uma forma de aprisionamento que normalmente requer 1 nível de magia acima, ou impor –2 de penalidade de circunstância a quaisquer criaturas tentando usar um ritual de liberdade para resgatar o alvo em testes associados com esse ritual.

Sucesso: Você aprisiona o alvo.

Falha: Você falha em aprisionar o alvo.

Falha Crítica: Você aprisiona a si e os conjuradores secundários da mesma forma que pretendia aprisionar o alvo.

Elevada (9º): Você pode usar a forma de objeto de aprisionamento além das outras opções e pode afetar uma criatura de até 18º nível. O custo base aumenta para 2.000 po.

Elevada (10º): Você pode usar as formas de objeto e calabouço de aprisionamento além das outras opções e pode afetar uma criatura de até 20º nível. O custo base aumenta para 6.000 po.

fonte:

Livro Básico

p. 411