Monge

Classe

Pontos de Vida 10 mais seu modificador de Constituição; No 1º nível e a cada nível subsequente, você acrescenta essa quantidade ao seu valor máximo de PV.

Atributo Chave Destreza ou Força; No 1º nível, sua classe lhe concede uma melhoria de atributo à sua escolha em Destreza ou Força.

Proficiências Iniciais No 1º nível, você recebe as graduações de proficiência listadas nas estatísticas a seguir. Você é destreinado em qualquer estatística não listada a menos que receba alguma graduação de proficiência melhor de outra forma.

Percepção Treinado em Percepção

Jogadas de Salvamento Especialista em Fortitude, Especialista em Reflexos, Especialista em Vontade

Perícias Treinado em uma quantidade de perícias adicionais igual a 4 mais seu modificador de Inteligência

Ataques Treinado em armas simples, Treinado em ataques desarmados

Defesas Destreinado em todas as armaduras, Especialista em defesa sem armadura

CD de Classe Treinado em CD de classe de monge

A força de seu punho flui de sua mente e espírito. Você busca a perfeição — aprimorar seu corpo para torná-lo um instrumento sem defeitos e sua mente em um bastião ordenado de sabedoria. Você é um combatente fervoroso, reconhecido por suas habilidades em artes marciais e posturas de combate que lhe garantem técnicas de luta únicas. Embora o desafio de dominar vários estilos de combate o leve a grandes alturas, você também aprecia meditar sobre questões filosóficas e descobrir novas formas de obter paz e iluminação.

Durante encontros de combate…

Você se joga na peleja, esquivando ou saltando sobre obstáculos com manobras acrobáticas. Você golpeia oponentes em uma rápida rajada de ataques, utilizando seus punhos nus ou empunhando armas especializadas que dominou durante seu treinamento monástico. Você adota posturas que lhe permitem adaptar seu estilo de combate para situações diferentes, e usa habilidades de ki para realizar feitos místicos como curar-se ou planar pelo ar.

Durante encontros sociais…

Sua perceptividade lhe permite ver através de mentiras, e seu treinamento filosófico fornece discernimento em qualquer situação.

Enquanto explora…

Você escala paredes, se esquiva de armadilhas, supera obstáculos e salta sobre fossos. Você normalmente fica à frente do grupo para proteger membros mais vulneráveis, e fica bem confortável procurando por perigo ou movendo-se furtivamente.

Em recesso…

Você se exercita disciplinadamente, se alimenta de forma saudável, medita e estuda várias filosofias. Você também pode adotar um ofício que se esforça para aperfeiçoar.

Você pode…

  • Manter um regime de treinamento físico e meditação.
  • Encarar a adversidade com uma abordagem calma e comedida, nunca entrando em pânico ou sucumbindo ao desespero.
  • Olhar para o futuro procurando por maneiras para se aprimorar enquanto permanece em paz com seu eu atual.

Outros provavelmente…

  • Maravilham-se com seus feitos de proeza física.
  • Pensam que você é um pouco certinho e tenso, dados seus votos e regras.
  • O procuram em busca de instrução filosófica.

Termos Chave

Você encontrará os seguintes termos em muitas habilidades de monge.

Floreio: Ações de floreio são técnicas que requerem empenho demais e não podem ser realizadas várias vezes em seguida. Você pode usar apenas 1 ação com o traço floreio por turno.

Incapacitação: Uma habilidade com este traço pode tirar um personagem da luta. Porém, quando usar um efeito de incapacitação contra uma criatura de nível superior ao seu, reduza o grau de sucesso de sua rolagem de ataque em um passo — e essa criatura aprimora o grau de sucesso da jogada de salvamento dela contra esse efeito em um passo.

Magias de Ki: Ao tocar uma reserva sobrenatural interior chamada de ki, você pode criar efeitos mágicos. Certos talentos lhe concedem magias especiais conhecidas como magias de ki, que são um tipo de magia de foco. Conjurar uma magia de foco custa 1 Ponto de Foco, e você adquire uma reserva de foco com 1 Ponto de Foco. Você reabastece sua reserva de foco durante suas preparações diárias e pode recuperar 1 Ponto de Foco ao gastar 10 minutos usando a atividade Refocar meditando para alcançar paz interior.

Magias de foco são automaticamente elevadas à metade de seu nível de personagem arredondada para cima. Alguns talentos podem conceder mais magias de foco e aumentar o tamanho de sua reserva de foco, embora ela nunca possa conter mais do que 3 Pontos de Foco. As regras completas para magias de foco são apresentadas a partir da página 300.

Quando obtiver sua primeira magia de ki, decida se suas magias de ki são magias divinas ou ocultistas. Você se torna treinado em ataques de magia e CDs de magias dessa tradição. Seu atributo de conjuração é Sabedoria.

Postura: Uma postura é uma estratégia geral de combate que você adota ao usar uma ação com o traço postura, permanecendo nela por um certo tempo. A postura é encerrada se você for nocauteado, se os requerimentos dela (se houver) forem violados, se o encontro terminar ou se você entrar em uma nova postura — o que ocorrer primeiro. Após usar uma ação com o traço postura, você não pode usar outra por 1 rodada. Você pode entrar ou estar em uma postura somente durante o modo de encontro.

Progressão de Monge

Seu NívelCaracterística da Classe
1Ancestralidade e biografia, proficiências iniciais, punho poderoso, rajada de golpes, talento de monge
2Talento de monge, talento de perícia
3Golpes místicos, incremento de perícia, movimento incrível +3 metros, talento geral
4Talento de monge, talento de perícia
5Especialidade em golpes, incremento de perícia, melhorias de atributo, prontidão, talento de ancestralidade
6Talento de monge, talento de perícia
7Caminho para a perfeição, especialização em armas, incremento de perícia, movimento incrível +4,5 metros, talento geral
8Talento de monge, talento de perícia
9Especialidade de monge, golpes metálicos, incremento de perícia, talento de ancestralidade
10Melhorias de atributo, talento de monge, talento de perícia
11Incremento de perícia, movimento incrível +6 metros, segundo caminho para a perfeição, talento geral
12Talento de monge, talento de perícia
13Incremento de perícia, maestria em golpes, maestria graciosa, talento de ancestralidade
14Talento de monge, talento de perícia
15Especialização em armas maior, incremento de perícia, melhorias de atributo, movimento incrível +7,5 metros, talento geral, terceiro caminho para a perfeição
16Talento de monge, talento de perícia
17Golpes adamantinos, incremento de perícia, lenda graciosa, talento de ancestralidade
18Talento de monge, talento de perícia
19Forma aperfeiçoada, incremento de perícia, movimento incrível +9 metros, talento geral
20Melhorias de atributo, talento de monge, talento de perícia

Características de Classe

Você recebe as habilidades a seguir como um monge. Habilidades recebidas em níveis superiores indicam os níveis em que você as recebe ao lado de seus nomes.

Descrição
Nome
Nível
Descrição
Além das habilidades fornecidas por sua classe no 1º nível, você possui os benefícios da ancestralidade e biografia selecionadas,...
Nome
Nível
Descrição
No 1º nível, você recebe proficiências que representam seu treinamento básico. Estas proficiências são listadas no início desta...
Nome
Nível
Descrição
Você sabe utilizar seus punhos como armas mortais. O dado de dano de seus punhos aumenta de 1d4 para 1d6. A maioria das pessoas...
Nome
Nível
Descrição
Você pode atacar rapidamente com punhos, pés, cotovelos, joelhos e outros ataques desarmados. Você ganha a ação Rajada de Golpes.
Nome
Nível
Descrição
No 1º nível e a cada nível par subsequente, você recebe um talento de classe de monge. Os talentos de classe de monge são...

Talentos de Classe

Em todo nível que receber um talento de monge, você pode selecionar um dos talentos a seguir. Você deve satisfazer quaisquer pré-requisitos antes de selecionar o talento.

Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Postura do Lobo.
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
4
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
4
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
4
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
4
Pré-requisitos
Magias de ki.
Benefícios
Nome
Nível
4
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
5
Pré-requisitos
Magias de ki.
Benefícios
Nome
Nível
5
Pré-requisitos
Defletir Projétil.
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Postura da Garça.
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Postura do Tigre.
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Postura da Montanha.
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Magias de ki, movimento incrível.
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Magias de ki.
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Postura do Dragão.
Benefícios
Nome
Nível
8
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
8
Pré-requisitos
Mestre em Atletismo.
Benefícios
Nome
Nível
8
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
8
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
9
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
9
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
10
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
10
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
10
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
10
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
10
Pré-requisitos
Magias de ki.
Benefícios
Nome
Nível
11
Pré-requisitos
Postura da Floresta Emaranhada.
Benefícios
Nome
Nível
12
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
12
Pré-requisitos
Magias de ki. Sua meditação é tão efetiva que você consegue alcançar um foco profundo. Se tiver gastado pelo menos 2 Pontos de Foco desde
Benefícios
Nome
Nível
12
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
13
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
14
Pré-requisitos
Iniciado dos Ventos Selvagens.
Benefícios
Nome
Nível
14
Pré-requisitos
<!--StartFragment--> Magias de ki. <!--EndFragment-->
Benefícios
Nome
Nível
14
Pré-requisitos
Postura do Sangue de Ferro.
Benefícios
Nome
Nível
14
Pré-requisitos
Fortaleza da Montanha. Você está na Postura da Montanha.
Benefícios
Nome
Nível
15
Pré-requisitos
<!--StartFragment--> Magias de ki. <!--EndFragment-->
Benefícios
Nome
Nível
16
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
16
Pré-requisitos
<!--StartFragment--> Sapiente em Postura. <!--EndFragment-->
Benefícios
Nome
Nível
16
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
18
Pré-requisitos
<!--StartFragment--> Foco Meditativo. <!--EndFragment-->
Benefícios
Nome
Nível
18
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
18
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
20
Pré-requisitos
<!--StartFragment--> Pelo menos duas posturas. <!--EndFragment--> <!--EndFragment-->
Benefícios
Nome
Nível
20
Pré-requisitos
Benefícios

Magias de Foco de Monge

Monges podem receber as magias de ki a seguir.

Nome
Descrição
Acelerado pelo seu ki, você se move com tanta velocidade que se torna um borrão de movimento.
Escola
Transmutação
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você foca seu ki em ataques mágicos.
Escola
Transmutação
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você libera seu ki como uma rajada poderosa de energia que causa 2d6 de dano de força.
Escola
Evocação
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você se cura de uma das maneiras a seguir.
Escola
Necromancia
Nível
Foco 2
Nome
Descrição
Você se move tão rápido que vira um borrão pelos limites planares.
Escola
Conjuração
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Você assume a postura dos ventos correntes, enviando ondas de energia à distância.
Escola
Evocação
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Você adquire uma Velocidade de voo igual à sua Velocidade.
Escola
Transmutação
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Faça um Golpe corpo a corpo desarmado.
Escola
Necromancia
Nível
Foco 8
Nome
Descrição
Você fica etéreo.
Escola
Conjuração
Nível
Foco 9

fonte:

Livro Básico

p. 191