Mago
ClassePontos de Vida 6 mais seu modificador de Constituição; No 1º nível e a cada nível subsequente, você acrescenta essa quantidade ao seu valor máximo de PV.
Proficiências Iniciais No 1º nível, você recebe as graduações de proficiência listadas nas estatísticas a seguir. Você é destreinado em qualquer estatística não listada a menos que receba alguma graduação de proficiência melhor de outra forma.
Percepção Treinado em Percepção
Jogadas de Salvamento Treinado em Fortitude, Treinado em Reflexos, Especialista em Vontade
Perícias Treinado em Arcanismo, Treinado em uma quantidade de perícias adicionais igual a 2 mais seu modificador de Inteligência
Ataques Treinado em adaga, besta leve, besta pesada, cajado e clava, Treinado em ataques desarmados
Defesas Destreinado em todas as armaduras, Treinado em defesa sem armadura
Magias Treinado em ataques de magias arcanas, Treinado em CDs de magias arcanas
Você é um eterno estudante dos segredos arcanos do universo, utilizando sua maestria mística para conjurar magias poderosas e devastadoras. Você trata a magia como uma ciência, cruzando referências de textos mais recentes da prática mágica moderna com tomos esotéricos antigos para descobrir e compreender o funcionamento interno da magia. Porém, o campo da teoria mágica é vasto, e não há como você estudá-lo por completo. Você se especializa em uma das oito escolas de magia, aprofundando-se nas nuances desse tipo específico de magia ou assume uma abordagem mais ampla enfatizando os laços em comum que unem todas as magias.
Durante encontros de combate…
Você provavelmente tenta ficar longe da peleja, cuidadosamente decidindo o melhor momento para usar suas magias. Você poupa suas magias mais poderosas para incapacitar os adversários mais ameaçadores e usa seus truques mágicos quando restam apenas adversários mais fracos. Quando seus inimigos se valem de truques como invisibilidade ou voo, você responde com magias como poeira reluzente ou prender à terra, igualando as chances para seus aliados.
Durante encontros sociais…
Você representa uma fonte de conhecimento sobre assuntos arcanos além de solucionar discussões e problemas através da lógica.
Enquanto explora…
Você localiza auras mágicas e determina a significância arcana de escritas ou fenômenos mágicos encontrados. Quando se depara com um obstáculo inusitado que impede o avanço de sua exploração, você provavelmente tem um pergaminho que tornará mais fácil superá-lo.
Em recesso…
Você aprende novas magias, cria itens mágicos ou escreve pergaminhos para seu grupo e busca fórmulas novas e empolgantes de magias. Você pode até mesmo forjar conexões acadêmicas e estabelecer uma escola ou guilda própria.
Você pode…
- Ter uma curiosidade insaciável sobre o funcionamento de tudo no mundo ao seu redor — especialmente a magia.
- Acreditar fervorosamente na superioridade de uma escola de magia em particular (se for especialista) ou no fato de que a verdadeira maestria da magia exige conhecimento sobre todas as escolas (se for um universalista).
- Utilizar jargões esotéricos e termos técnicos para descrever precisamente os detalhes minuciosos de efeitos mágicos, mesmo que a diferença seja imperceptível para a maioria das pessoas.
Outros provavelmente…
- Consideram que você é incrivelmente poderoso e potencialmente perigoso.
- Temem o que sua magia pode fazer com suas mentes, corpos e almas, e pedem que você evite conjurar magias em locais civilizados — já que poucos são capazes de identificar se uma de suas magias é inofensiva ou malevolente até ser tarde demais.
- Pressupõem que você pode facilmente solucionar todos seus problemas, desde um clima perigoso a uma colheita ruim, e pedem por magias para resolver qualquer problema.
Termos Chave
Você encontrará os seguintes termos em muitas habilidades de mago.
Metamágico: Ações com esse traço alteram as propriedades de suas magias. Você deve usar uma ação metamágica logo antes de Conjurar a Magia que deseja alterar. Se usar qualquer outra ação (incluindo ações livres e reações) diferente de Conjurar uma Magia logo após essa ação metamágica, você desperdiça os benefícios da ação metamágica. Efeitos acrescentados por uma ação metamágica são parte do efeito da magia, não da ação metamágica em si.
Progressão de Mago
Seu Nível | Característica da Classe |
---|---|
1 | Ancestralidade e biografia, conjuração arcana, elo arcano, escola arcana, proficiências iniciais, teste arcana |
2 | Talento de mago, talento de perícia |
3 | Incremento de perícia, magias de 2º nível, talento geral |
4 | Talento de mago, talento de perícia |
5 | Incremento de perícia, magias de 3º nível, melhorias de atributo, reflexos rápidos, talento de ancestralidade |
6 | Talento de mago, talento de perícia |
7 | Conjurador especialista, incremento de perícia, magias de 4º nível, talento geral |
8 | Talento de mago, talento de perícia |
9 | Fortitude mágica, incremento de perícia, magias de 5º nível, talento de ancestralidade |
10 | Melhorias de atributo, talento de mago, talento de perícia |
11 | Especialidade em armas de mago, incremento de perícia, magias de 6º nível, prontidão, talento geral |
12 | Talento de mago, talento de perícia |
13 | Especialização em armas, incremento de perícia, magias de 7º nível, robes defensivos, talento de ancestralidade |
14 | Talento de mago, talento de perícia |
15 | Conjurador mestre, incremento de perícia, magias de 8º nível, melhorias de atributo, talento geral |
16 | Talento de mago, talento de perícia |
17 | Determinação, incremento de perícia, magias de 9º nível, talento de ancestralidade |
18 | Talento de mago, talento de perícia |
19 | Arte do arquimago, conjurador lendário, incremento de perícia, talento geral |
20 | Melhorias de atributo, talento de mago, talento de perícia |
Magias de Mago por dia
Seu Nível | Truques Mágicos | 1º | 2º | 3º | 4º | 5º | 6º | 7º | 8º | 9º | 10º |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 5 | 2 | — | — | — | — | — | — | — | — | — |
2 | 5 | 3 | — | — | — | — | — | — | — | — | — |
3 | 5 | 3 | 2 | — | — | — | — | — | — | — | — |
4 | 5 | 3 | 3 | — | — | — | — | — | — | — | — |
5 | 5 | 3 | 3 | 2 | — | — | — | — | — | — | — |
6 | 5 | 3 | 3 | 3 | — | — | — | — | — | — | — |
7 | 5 | 3 | 3 | 3 | 2 | — | — | — | — | — | — |
8 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | — | — | — | — | — | — |
9 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | — | — | — | — | — |
10 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | — | — | — | — | — |
11 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | — | — | — | — |
12 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | — | — | — | — |
13 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | — | — | — |
14 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | — | — | — |
15 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | — | — |
16 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | — | — |
17 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 2 | — |
18 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | — |
19 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 1* |
20 | 5 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 3 | 1* |
* A característica de classe arte do arquimago lhe concede um espaço de magia de 10º nível que funciona diferente dos outros espaços de magia.
Características de Classe
Você recebe as habilidades a seguir como um mago. Habilidades recebidas em níveis superiores indicam os níveis em que você as recebe ao lado de seus nomes.
Descrição | ||
---|---|---|
Nome | Nível — | Descrição Além das habilidades fornecidas por sua classe no 1º nível,
você possui os benefícios da ancestralidade e biografia
selecionadas,... |
Nome | Nível — | Descrição No 1º nível, você recebe proficiências que representam seu
treinamento básico. Estas proficiências são listadas no início
desta... |
Nome | Nível — | Descrição Através de estudo dedicado e prática intensiva, você
consegue manipular o poder arcano para conjurar magias.
Você pode conjurar... |
Nome | Nível — | Descrição Muitos conjuradores arcanos mergulham profundamente
em uma única escola de magia na tentativa de dominar seus
segredos. Se quiser... |
Nome | Nível — | Descrição Você deposita parte de seu poder mágico em um item ligado. A
cada dia, quando preparar suas magias, você pode designar um
único... |
Nome | Nível — | Descrição Durante seus estudos para se tornar um mago completamente
graduado, você produziu uma tese de pesquisa mágica única
sobre um... |
Escolas Arcanas
Você pode se especializar em uma única escola arcana em vez de estudar igualmente cada escola (como fazem os universalistas), recebendo um espaço de magia extra de cada nível de magia que puder conjurar. Você pode preparar somente magias da escola arcana escolhida nestes espaços de magia extras, e também pode preparar um truque mágico adicional de sua escola escolhida. Além disso, você também adiciona outra magia arcana de sua escola escolhida em seu grimório.
Você aprende uma magia de escola, um tipo especial de magia ensinada a estudantes de sua escola arcana. Magias de escola são um tipo de magia de foco. Conjurar uma magia de foco custa 1 Ponto de Foco, e você adquire uma reserva de foco com 1 Ponto de Foco. Você reabastece sua reserva de foco durante suas preparações diárias e pode recuperar 1 Ponto de Foco ao gastar 10 minutos usando a atividade Refocar estudando seu grimório ou realizando uma pesquisa arcana.
Magias de foco são automaticamente elevadas à metade de seu nível de personagem arredondada para cima, similarmente a truques mágicos. Magias de foco não exigem espaços de magia e você não pode conjurá-las usando espaços de magia. Alguns talentos podem conceder mais magias de foco e aumentar o tamanho de sua reserva de foco, embora ela nunca possa conter mais do que 3 Pontos de Foco. As regras completas para magias de foco são apresentadas a partir da página 300.
Abjuração
Como um abjurador, você domina a arte da proteção — fortalecendo defesas, impedindo ataques e até mesmo refletindo magias contra seus conjuradores. Você compreende que um pouco de prevenção vale um monte de cura. Você adiciona uma magia de abjuração de 1º nível (como queda suave) ao seu grimório. Você aprende a magia de escola guarita de proteção (página 405).
Adivinhação
Como um adivinho você domina visualização remota e presciência, descobrindo informações que podem transformar investigações, pesquisas e estratégias de combate. Você compreende que conhecimento é poder. Você adiciona uma magia de adivinhação de 1º nível (como golpe certo) ao seu grimório. Você aprende a magia de escola visão do adivinho (página 406).
Conjuração
Como um conjurador, você convoca criaturas e objetos de locais longínquos, e utiliza sua magia para transportar-se para locais distantes. Você compreende que a verdadeira chave para o sucesso está em superar a quantidade de inimigos. Você adiciona uma magia de conjuração de 1º nível (como convocar animal) ao seu grimório. Você aprende a magia de escola convocação aumentada (página 405).
Encantamento
Como um encantador, você utiliza a magia para manipular a mente dos outros. Você pode usar suas habilidades para influenciar os outros sutilmente ou controlá-los diretamente. Você adiciona uma magia de encantamento de 1º nível (como cativar) ao seu grimório. Você aprende a magia de escola palavras cativantes (página 406).
Evocação
Como um evocador, você se deleita com o poder bruto da magia, usando-o para criar e destruir com facilidade. Você pode invocar elementos, forças e energia para devastar seus adversários ou ajudá-lo de outras formas. Você adiciona uma magia de evocação de 1º nível (como toque elétrico) ao seu grimório. Você aprende a magia de escola dardo de força (página 405).
Ilusão
Como um ilusionista, você utiliza a magia para criar imagens, invenções e fantasmas para desorientar seus inimigos. Você compreende que a percepção é a realidade. Você adiciona uma magia de ilusão de 1º nível (como objeto ilusório) ao seu grimório. Você aprende a magia de escola terreno distorcido (página 406).
Necromancia
Como um necromante, você recorre aos poderes da vida e da morte. Embora sua escola seja frequentemente difamada por sua associação com a criação de mortosvivos, você sabe que o controle sobre a vida também significa controle sobre a cura. Você adiciona uma magia de necromancia de 1º nível (como gavinhas sombrias) ao seu grimório. Você aprende a magia de escola chamado do túmulo (página 405).
Transmutação
Como um transmutador, você altera as propriedades físicas das coisas, transformando criaturas, objetos, o mundo natural e até mesmo a si próprio segundo seus caprichos. Você compreende que a mudança é inevitável. Você adiciona uma magia de transmutação de 1º nível (como arma mágica) ao seu grimório. Você aprende a magia de escola vantagem física (página 406).
Magos Universalistas
Em vez de se especializar estritamente em uma escola arcana, você pode se tornar um mago universalista — ao estudar todas as escolas igualmente, você busca compreender toda a amplitude das artes arcanas. Para cada nível de magia que puder conjurar, você pode usar Drenar Item Ligado uma vez por dia para recordar uma magia de cada nível desses (em vez de usá-la somente uma vez por dia no total). Você recebe um talento de mago extra, e adiciona uma magia de 1º nível à sua escolha ao seu grimório.
Talentos de Classe
Em todo nível que receber um talento de mago, você pode selecionar um dos talentos a seguir. Você deve satisfazer quaisquer pré-requisitos antes de selecionar o talento.
Pré-requisitos | Benefícios | ||
---|---|---|---|
Nome | Nível 1 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 1 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 1 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 1 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 1 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 1 | Pré-requisitos Mago universalista | Benefícios — |
Nome | Nível 2 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 2 | Pré-requisitos Um familiar. | Benefícios — |
Nome | Nível 2 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 4 | Pré-requisitos Elo arcano, escola arcana. | Benefícios — |
Nome | Nível 4 | Pré-requisitos
Sua ação mais recente foi conjurar uma magia que não seja um truque mágico. | Benefícios — |
Nome | Nível 4 | Pré-requisitos Ocultar Magia. | Benefícios — |
Nome | Nível 6 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 6 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 8 | Pré-requisitos Elo arcano
A última ação que você usou foi Drenar Item Ligado. | Benefícios — |
Nome | Nível 8 | Pré-requisitos Escola arcana. | Benefícios — |
Nome | Nível 8 | Pré-requisitos Mago universalista, Mão do Aprendiz. | Benefícios — |
Nome | Nível 10 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 10 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 10 | Pré-requisitos Especialista em Manufatura. | Benefícios — |
Nome | Nível 10 | Pré-requisitos Contramágica, Reconhecimento Rápido. | Benefícios — |
Nome | Nível 12 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 14 | Pré-requisitos
Elo Arcano. | Benefícios — |
Nome | Nível 14 | Pré-requisitos Elo arcano. | Benefícios — |
Nome | Nível 14 | Pré-requisitos
Contramágica. | Benefícios — |
Nome | Nível 15 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 18 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 18 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 18 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 20 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 20 | Pré-requisitos — | Benefícios — |
Nome | Nível 20 | Pré-requisitos Arte do arquimago. | Benefícios — |
Magias de Foco de Mago
Magos podem receber as magias de escola a seguir.
Nome | Descrição Você dispara um raio de energia nauseante. | Escola Necromancia | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você aumenta as habilidades de uma criatura convocada. | Escola Conjuração | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você dispara um dardo de força infalível da ponta de seus dedos. | Escola Evocação | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você emana uma aura cintilante de magia de proteção. | Escola Abjuração | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você arremessa uma arma corpo a corpo segurada na qual seja treinado contra o alvo. | Escola Evocação | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você sussurra palavras encantadoras para defletir a ira de seu adversário. | Escola Encantamento | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você cria perigos ilusórios que cobrem todas as superfícies na área (tipicamente o chão). | Escola Ilusão | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você aprimora temporariamente a condição física do alvo. | Escola Transmutação | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você vislumbra o futuro do alvo. | Escola Adivinhação | Nível Foco 1 |
Nome | Descrição Você cria um sensor ocular invisível, como clarividência. | Escola Adivinhação | Nível Foco 2 |
Nome | Descrição Sua conjuração o envolve em uma tempestade de energia elemental. | Escola Evocação | Nível Foco 2 |
Nome | Descrição Você adquire resistência 15 a dano de ácido, eletricidade, fogo ou frio | Escola Abjuração | Nível Foco 3 |
Nome | Descrição Você recebe uma das habilidades a seguir à sua escolha. | Escola Transmutação | Nível Foco 3 |
Nome | Descrição Você usa parte do poder da magia para se curar. | Escola Necromancia | Nível Foco 3 |
Nome | Descrição Você emite uma aura de terror. | Escola Encantamento | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Você fica invisível. | Escola Ilusão | Nível Foco 4 |
Nome | Descrição Você se teleporta para um local a até 6 metros | Escola Transmutação | Nível Foco 4 |