Conjuração Arcana
Características de MagoAtravés de estudo dedicado e prática intensiva, você consegue manipular o poder arcano para conjurar magias. Você pode conjurar magias arcanas usando a atividade Conjurar uma Magia e pode providenciar componentes materiais, somáticos e verbais quando conjurar magias (veja Conjurando Magias, na página 302).
No 1º nível, a cada manhã você pode preparar duas magias de 1º nível e cinco truques mágicos dentre as opções disponíveis em seu grimório (veja abaixo). Se for um mago especialista, você pode preparar magias adicionais da escola de magia escolhida, sendo um truque mágico e uma magia a cada nível de magia que seja capaz de conjurar. Magias preparadas permanecem disponíveis até você conjurá-las ou preparar suas magias novamente. A quantidade de magias que você pode preparar é chamada de espaços de magia.
Conforme avança de nível como mago, a quantidade de magias que você pode preparar por dia aumenta, assim como o maior nível de magia que você é capaz de conjurar, conforme demonstrado na Tabela 3–17: Magias de Mago por Dia na página 181.
Algumas de suas magias exigem que você faça uma rolagem de ataque de magia para determinar sua efetividade, enquanto outras fazem com que seus inimigos rolem contra sua CD de magia (tipicamente ao tentar uma jogada de salvamento). Como seu atributo chave é Inteligência, suas rolagens de ataque de magia e CDs de magias utilizam seu modificador de Inteligência. Detalhes sobre como calcular estas estatísticas aparecem na página 447.
Elevar Magias
Quando receber espaços de magia de 2º nível e superiores, você pode preencher estes espaços com versões mais fortes de magias de níveis inferiores. Isto aumenta o nível da magia para corresponder ao nível do espaço de magia usado. Muitas magias possuem aprimoramentos específicos quando são elevadas para determinados níveis (página 299).
Truques Mágicos
Um truque mágico é um tipo especial de magia que não usa espaços de magia. Você pode conjurar um truque mágico à vontade, qualquer quantidade de vezes por dia. Um truque mágico sempre é automaticamente elevado à metade de seu nível de personagem arredondada para cima — isto normalmente é igual ao maior nível de magia que você é capaz de conjurar como um mago. Por exemplo: como um mago de 1º nível, seus truques mágicos são magias de 1º nível, enquanto que, como um mago de 5º nível, seus truques mágicos são magias de 3º nível.
Grimório
Cada magia arcana possui uma versão escrita, geralmente registrada em um grimório. Você começa com um grimório no valor de 10 pp ou menos (conforme detalhado na página 290) que recebe gratuitamente e deve estudar para preparar suas magias a cada dia. O grimório contém 10 truques mágicos arcanos e cinco magias arcanas de 1º nível à sua escolha. Você escolhe estas magias dentre as magias arcanas comuns na lista de magias arcanas (páginas 307) ou dentre outras magias arcanas às quais você tenha acesso. A forma e nome de seu grimório são definidos por você. Ele pode ser um tomo bolorento de couro ou uma seleção de discos finos de metal conectados a um anel de latão; seu nome pode ser esotérico, como A Dádiva Carmesim, ou algo mais acadêmico, como Um Estudo de Campo em Transmutação Prática.
Cada vez que ganhar um nível, você adiciona duas magias arcanas comuns ao seu grimório. Estas novas magias podem ser de qualquer nível de magia que você puder conjurar. Você ganha estas magias automaticamente, mas também pode usar a perícia Arcanismo para adicionar outras magias encontradas em suas aventuras ao seu grimório, como descrito na página 234.
Exemplo de Grimório
Você pode preencher seu grimório com quaisquer magias que quiser, mas a lista abaixo cobre uma boa seleção de magias iniciais para um mago de 1º nível. Estas são as mesmas magias encontradas no grimório básico Estrutura e Interpretação da Magia Arcana, utilizado por academias arcanas e mestres magos para ensinar bons hábitos a aprendizes em pesquisas arcanas.
Truques Mágicos: Arco elétrico, detectar magia, escudo místico, jorro ácido, ler aura, luz, mão mística, mensagem, prestidigitação e raio de gelo.
1º Nível: Armadura mística, leque de cores, lubrificar, mãos flamejantes e mísseis mágicos, mais uma magia de sua escola se você for um mago especialista.