Bardo

Classe

Pontos de Vida 10 mais seu modificador de Constituição; No 1º nível e a cada nível subsequente, você acrescenta essa quantidade ao seu valor máximo de PV.

Atributo Chave Carisma; No 1º nível, sua classe lhe concede uma melhoria de atributo em Carisma.

Proficiências Iniciais No 1º nível, você recebe as graduações de proficiência listadas nas estatísticas a seguir. Você é destreinado em qualquer estatística não listada a menos que receba alguma graduação de proficiência melhor de outra forma.

Percepção Especialista em Percepção

Jogadas de Salvamento Treinado em Fortitude, Treinado em Reflexos, Especialista em Vontade

Perícias Treinado em Ocultismo, Treinado em Performance, Treinado em uma quantidade de perícias adicionais igual a 4 mais seu modificador de Inteligência

Ataques Treinado em armas simples, Treinado em arco curto, chicote, espada curta, espada longa, porrete e rapieira, Treinado em ataques desarmados

Defesas Treinado em armaduras leves, Treinado em defesa sem armadura

Magias Treinado em ataques de magias ocultistas, Treinado em CDs de magias ocultistas

Você é um mestre das artes, um estudioso de segredos escondidos e um persuasor cativante. Usando performances poderosas, você influencia mentes e eleva almas a novos níveis de heroísmo. Você pode usar seus poderes para se tornar um líder carismático, ou talvez possa ser um conselheiro, estudioso, malandro, manipulador ou virtuoso. A sua versatilidade faz com que alguns o vejam como um faz-tudo ou vadio irresponsável — mas menosprezá-lo como um mestre de nada é algo muito, muito perigoso.

Durante encontros de combate…

Você usa performances mágicas para manipular a sorte a favor de seus aliados. Você alterna confiantemente entre ataques, cura e magias de suporte conforme necessário.

Durante encontros sociais…

Você persuade, mente, ofusca e ameaça com facilidade.

Enquanto explora…

Você é uma fonte de conhecimento, contos populares, lendas e saberes que fornecem um contexto profundo e reconhecimento útil às aventuras do grupo. Suas magias e performances inspiram seus aliados a grandes descobertas e sucessos.

Em recesso…

Você pode ganhar dinheiro e prestígio com suas performances, fazer seu nome e adquirir patrocinadores. Em algum momento, contos de seus talentos e triunfos podem atrair outros bardos a estudarem suas técnicas em um colégio bárdico.

Você pode…

  • Ter uma paixão tão forte por sua arte que forja uma conexão espiritual com ela.
  • Tomar a frente quando a situação demanda soluções não-violentas e tato social.
  • Seguir sua musa, seja ela uma criatura feérica, um conceito filosófico, uma força psíquica ou uma divindade das artes ou da música, e com a sua ajuda alcançar saberes secretos que poucos possuem.

Outros provavelmente…

  • Não perdem uma oportunidade de convidá-lo para eventos sociais, seja como centro do espetáculo ou convidado, mas ainda lhe consideram uma curiosidade em seus círculos sociais.
  • O subestimam em comparação a outros conjuradores, acreditando que você é pouco mais do que um menestrel presunçoso e não dando atenção ao poder sutil de sua magia.
  • Respondem favoravelmente ao seu charme e habilidades sociais, embora permaneçam suspeitos de sua magia mental.

Termos Chave

Você encontrará os seguintes termos em muitas habilidades de bardo.

Composição: Para conjurar uma magia de foco ou um truque mágico de composição, você usa um tipo de Performance (página 251). Se a magia incluir um componente verbal, você deve usar uma performance auditiva, e se incluir um componente somático, você deve usar uma performance visual. A magia adquire todos os traços da performance usada. Você pode conjurar apenas uma magia de composição a cada turno, e pode ter apenas uma delas ativa ao mesmo tempo. Se conjurar uma nova magia de composição, quaisquer efeitos contínuos de sua magia de composição prévia são encerrados imediatamente.

Metamágico: Ações com esse traço alteram as propriedades de suas magias. Você deve usar uma ação metamágica logo antes de Conjurar a Magia que deseja alterar. Se usar qualquer outra ação (incluindo ações livres e reações) diferente de Conjurar uma Magia logo após essa ação metamágica, você desperdiça os benefícios da ação metamágica. Efeitos acrescentados por uma ação metamágica são parte do efeito da magia, não da ação metamágica em si.

Progressão de Bardo

Seu NívelCaracterística da Classe
1Ancestralidade e biografia, conjuração ocultista, magias de composição, musa, proficiências iniciais, repertório de magias
2Talento de bardo, talento de perícia
3Incremento de perícia, magias de 2º nível, magias emblemáticas, reflexos rápidos, talento geral
4Talento de bardo, talento de perícia
5Incremento de perícia, magias de 3º nível, melhorias de atributo, talento de ancestralidade
6Talento de bardo, talento de perícia
7Conjurador especialista, incremento de perícia, magias de 4º nível, talento geral
8Talento de bardo, talento de perícia
9Determinação, grande fortitude, incremento de perícia, magias de 5º nível, talento de ancestralidade
10Melhorias de atributo, talento de bardo, talento de perícia
11Especialidade em armas de bardo, incremento de perícia, magias de 6º nível, sentidos vigilantes, talento geral
12Talento de bardo, talento de perícia
13Especialidade em armaduras leves, especialização em armas, incremento de perícia, magias de 7º nível, talento de ancestralidade
14Talento de bardo, talento de perícia
15Conjurador mestre, incremento de perícia, magias de 8º nível, melhorias de atributo, talento geral
16Talento de bardo, talento de perícia
17Determinação maior, incremento de perícia, magias de 9º nível, talento de ancestralidade
18Talento de bardo, talento de perícia
19Conjurador lendário, incremento de perícia, magnum opus, talento geral
20Melhorias de atributo, talento de bardo, talento de perícia

Magias de Bardo por dia

Seu NívelTruques Mágicos10º
152
253
3532
4533
55332
65333
753332
853333
9533332
10533333
115333332
125333333
1353333332
1453333333
15533333332
16533333333
175333333332
185333333333
1953333333331*
2053333333331*

* A característica de classe magnum opus lhe concede um espaço de magia de 10º nível que funciona diferente dos outros espaços de magia.

Características de Classe

Você recebe as habilidades a seguir como um bardo. Habilidades recebidas em níveis superiores indicam os níveis em que você as recebe ao lado de seus nomes.

Descrição
Nome
Nível
Descrição
Além das habilidades fornecidas por sua classe no 1º nível, você possui os benefícios da ancestralidade e biografia selecionadas,...
Nome
Nível
Descrição
No 1º nível, você recebe proficiências que representam seu treinamento básico. Estas proficiências são listadas no início desta...
Nome
Nível
Descrição
Você tece sua magia a partir de conhecimento esotérico. Você pode conjurar magias ocultistas usando a atividade Conjurar uma...
Nome
Nível
Descrição
A coleção de magias que você pode conjurar é chamada de repertório de magias. No 1º nível, você aprende duas magias ocultistas de...
Nome
Nível
Descrição
Você pode infundir suas performances com magias para criar efeitos únicos chamados de composições. Composições são um tipo...
Nome
Nível
Descrição
Como um bardo, você seleciona uma musa no 1º nível. Esta musa o leva a alturas grandiosas, e pode ser uma criatura física, uma...

Talentos de Classe

Em todo nível que receber um talento de bardo, você pode selecionar um dos talentos a seguir. Você deve satisfazer quaisquer pré-requisitos antes de selecionar o talento.

Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Musa maestro, reserva de foco
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Musa polímata
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Musa enigma
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Carisma 14
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Musa enigma, reserva de foco
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Musa maestro
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Musa polímata
Benefícios
Nome
Nível
4
Pré-requisitos
Musa maestro
Benefícios
Nome
Nível
4
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
4
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
4
Pré-requisitos
Musa polímata
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Dedicação de Bardo
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Musa maestro
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
8
Pré-requisitos
Musa maestro, reserva de foco
Benefícios
Nome
Nível
8
Pré-requisitos
Musa polímata, mestre em Ocultismo
Benefícios
Nome
Nível
8
Pré-requisitos
Musa enigma
Benefícios
Nome
Nível
10
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
10
Pré-requisitos
Musa polímata
Benefícios
Nome
Nível
10
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
12
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
12
Pré-requisitos
Polimata Esotérico
Benefícios
Nome
Nível
14
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
14
Pré-requisitos
Reserva de foco
Benefícios
Nome
Nível
14
Pré-requisitos
Musa enigma
Benefícios
Nome
Nível
16
Pré-requisitos
Musa enigma, lendário em Ocultismo
Benefícios
Nome
Nível
16
Pré-requisitos
Seu turno começa.
Benefícios
Nome
Nível
18
Pré-requisitos
Musa maestro
Benefícios
Nome
Nível
18
Pré-requisitos
Musa enigma, lendário em Ocultismo
Benefícios
Nome
Nível
18
Pré-requisitos
Treinado em Arcanismo, Natureza ou Religião; Polímata Esotérico
Benefícios
Nome
Nível
20
Pré-requisitos
Reserva de foco
Benefícios
Nome
Nível
20
Pré-requisitos
Magnum opus
Benefícios
Nome
Nível
20
Pré-requisitos
Harmonizar
Benefícios

Magias de Foco de Bardo

Bardos podem receber as magias de composição a seguir. Esta seção também inclui seus truques mágicos de composição.

Nome
Descrição
Você acrescenta um floreio à sua composição para prolongar os benefícios dela.
Escola
Encantamento
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Sua performance protege você e seus aliados.
Escola
Encantamento
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você recorre aos mistérios profundos de sua musa, concedendo ao alvo uma maior habilidade de pensar e recordar informação.
Escola
Adivinhação
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Seu encorajamento inspira seu aliado a obter sucesso em uma tarefa.
Escola
Encantamento
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você inspira seus aliados com palavras ou tons de encorajamento.
Escola
Encantamento
Nível
Foco 1
Nome
Descrição
Você inspira seus aliados a se protegerem mais efetivamente.
Escola
Encantamento
Nível
Truque Mágico 2
Nome
Descrição
Você inspira seus aliados a se protegerem mais efetivamente
Escola
Encantamento
Nível
Foco 2
Nome
Descrição
Você dança em um ritmo animado.
Escola
Encantamento
Nível
Truque Mágico 2
Nome
Descrição
Adversários dentro da área ficam assustados.
Escola
Encantamento
Nível
Truque Mágico 3
Nome
Descrição
Você recorre à sua musa para aumentar consideravelmente os benefícios que fornece a seus aliados.
Escola
Encantamento
Nível
Foco 4
Nome
Descrição
Você faz mímicas criando um trecho de parede invisível.
Escola
Ilusão
Nível
Truque Mágico 5
Nome
Descrição
Você performa rapidamente, acelerando seu aliado.
Escola
Encantamento
Nível
Truque Mágico 7
Nome
Descrição
Você performa uma música tão perfeita que o alvo pode morrer de alegria ou tristeza.
Escola
Encantamento
Nível
Foco 10

fonte:

Livro Básico

p. 95