Saber
PeríciaVocê possui informações especializadas sobre um tópico estrito. Saber engloba muitas subcategorias. Você pode ter Saber de Militarismo, Saber de Navegação, Saber de Vampiro ou qualquer subcategoria similar da perícia. Cada subcategoria conta como sua própria perícia, portanto, aplicar um incremento de perícia a Saber de Planos não aumentaria sua proficiência com Saber de Navegação, por exemplo.
Você recebe uma subcategoria específica da perícia Saber de sua biografia. O MJ determina quais outras categorias são permitidas como perícias de Saber, embora elas sempre sejam menos abrangentes do que quaisquer outras perícias que lhe permitem Recordar Conhecimento e nunca devam suplantar completamente a ação de Recordar Conhecimento de outra perícia. Por exemplo: Saber de Magia não lhe possibilitaria recordar a mesma abrangência de conhecimentos coberta por Arcanismo, Saber de Aventura não iria simplesmente lhe dar todas as informações que um aventureiro precisa e Saber de Planos não seria suficiente para lhe dar todas as informações espalhadas por várias perícias e subcategorias (como Saber do Paraíso ou Saber do Inferno).
Se possuir várias subcategorias de Saber que poderia aplicar a um teste ou que iriam sobrepor-se a outra perícia nessas circunstâncias, você pode usar a perícia com o melhor modificador (ou qualquer outra que preferir utilizar). Se houver qualquer dúvida se uma perícia de Saber se aplica a um tópico ou ação específica, o MJ decide se ela pode ou não ser utilizada.
Mesmo se for destreinado em Saber, você pode Recordar Conhecimento.
- Recordar Conhecimento sobre o assunto da subcategoria de sua perícia de Saber.
Subcategorias comuns de Saber
Você pode aprender qualquer perícia de Saber que seu MJ permitir. A lista a seguir cobre uma ampla >variedade de tópicos comuns de Saber apropriados para a maioria das campanhas. Biografias frequentemente >lhe concedem um Saber desta lista.
- Saber Acadêmico
- Saber de Agricultura
- Saber de Arquitetura
- Saber de Artes
- Saber de Bibliotecas
- Saber de Caça
- Saber de Circo
- Saber de Contabilidade
- Saber de Curtume
- Saber de Engenharia
- Saber de Escotismo
- Saber de Escrita
- Saber de Estábulos
- Saber de Genealogia
- Saber de Gladiadores
- Saber de Guerra
- Saber de Guildas
- Saber de Heráldica
- Saber de Herbalismo
- Saber de Jogos
- Saber de Leis
- Saber de Mercadores
- Saber de Mineração
- Saber de Moagem
- Saber de Navegação
- Saber de Obstetrícia
- Saber de Pesca
- Saber de Submundo
- Saber de Teatro
- Saber de Trabalho
- Saber de Vidência
- Saber sobre um assentamento específico (Saber de Absalom, Saber de Magnimar e etc.)
- Saber de um tipo de comida ou bebida (Saber de Açougue, Saber de Álcool, Saber de Bolos, Saber de Chás, Saber de Culinária e etc.)
- Saber sobre uma criatura específica ou categoria estrita de criaturas (Saber de Demônios, Saber de Urso-Corujas, Saber de Vampiros e etc.)
- Saber sobre uma divindade específica (Saber de Abadar, Saber de Iomeade e etc.) * Saber de um plano específico que não seja o Plano Material ou sobre o plano no qual o jogo está sendo ambientado se não for no plano Material (Saber do Abismo, Saber do Paraíso, Saber do Plano Astral e etc.)
- Saber sobre um terreno específico (Saber de Montanhas, Saber de Rios e etc.)
Descrição | Traços | |
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Nome | Descrição Você faz um teste de perícia para tentar lembrar algum conhecimento sobre um tópico relacionado a ela. O MJ determina... | Traços Concentração, Secreto |
Ações Treinadas de Saber
Você deve ser treinado em Saber para utilizá-la para Ganhar Proventos.
- Ganhar Proventos ao utilizar seu conhecimento para exercer uma profissão.
Descrição | Traços | |
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Nome | Descrição Você utiliza uma de suas perícias para fazer dinheiro durante o recesso. O MJ designa um nível de tarefa representando... | Traços Recesso |