Ganhar Proventos

Atividade de Recesso

Recesso

Você utiliza uma de suas perícias para fazer dinheiro durante o recesso. O MJ designa um nível de tarefa representando o trabalho mais lucrativo disponível. Você pode procurar por tarefas de níveis inferiores e o MJ determina se elas são encontradas. Às vezes você pode tentar encontrar um trabalho melhor do que as ofertas iniciais, embora isto leve tempo e exija o uso da perícia Diplomacia para Obter Informação através de uma pesquisa ou socialização.

Quando você aceitar um emprego, o MJ secretamente determina a CD de seu teste de perícia. Após seu primeiro dia de trabalho, role para determinar seus proventos. Você recebe uma quantidade de proventos baseada em seu resultado, no nível da tarefa e em sua graduação de proficiência (conforme listado na Tabela 4–3: Proventos Ganhos).

Você pode continuar trabalhando na mesma tarefa em dias subsequentes sem precisar rolar novamente. Para cada dia que gastar após o primeiro, você ganha a mesma quantidade do primeiro dia, até a tarefa ser completada. O MJ determina por quanto tempo você pode trabalhar na tarefa. A maioria das tarefas leva uma semana ou duas, embora algumas possam levar meses ou mesmo anos.

Sucesso Crítico Você faz um trabalho excepcional. Ganhe a quantidade de dinheiro listada para o nível da tarefa + 1 e sua graduação de proficiência.

Sucesso Você faz um trabalho competente. Ganhe a quantidade de dinheiro listada para o nível da tarefa e sua graduação de proficiência.

Falha Você faz um trabalho mal feito e recebe o mínimo pelo seu tempo. Ganhe a quantidade de dinheiro listada na coluna de falha para o nível da tarefa. O MJ provavelmente reduzirá quanto tempo você pode continuar fazendo a tarefa.

Falha Crítica Você não ganha nada pelo seu trabalho e é demitido imediatamente. Você não pode continuar a tarefa. Sua reputação é prejudicada, o que provavelmente dificultará que você encontre outros trabalhos recompensadores nessa comunidade.

Proventos Ganhos

Nível da TarefaFalhaTreinadoEspecialistaMestreLendário
01 pc5 pc5 pc5 pc5 pc
12 pc2 pp2 pp2 pp2 pp
24 pc3 pp3 pp3 pp3 pp
38 pc5 pp5 pp5 pp5 pp
41 pp7 pp8 pp8 pp8 pp
52 pp9 pp1 po1 po1 po
63 pp1 po, 5 pp2 po2 po2 po
74 pp2 po2 po, 5 pp2 po, 5 pp2 po, 5 pp
85 pp2 po, 5 pp3 po3 po3 po
96 pp3 po4 po4 po4 po
107 pp4 po5 po6 po6 po
118 pp5 po6 po8 po8 po
129 pp6 po8 po10 po10 po
131 po7 po10 po15 po15 po
141 po, 5 pp8 po15 po20 po20 po
152 po10 po20 po28 po28 po
162 po, 5 pp13 po25 po36 po40 po
173 po15 po30 po45 po55 po
184 po20 po45 po70 po90 po
196 po30 po60 po100 po130 po
208 po40 po75 po150 po200 po
20 (sucesso crítico)50 po90 po175 po300 po

Exemplos de Tarefas de Ganhar Proventos

Estes exemplos utilizam Saber de Álcool para trabalhar em um bar ou Saber de Leis para realizar trabalhos relacionados a leis.

Treinado copeiro, fazer pesquisa legal

Especialista cuidar de uma adega, defender casos menores na corte

Mestre administrar uma grande cervejaria, defender casos importantes na corte

Lendário administrar uma franquia internacional de bebida, defender um caso nas cortes do Inferno

Encenar uma Performance (Performance)

Você se apresenta diante de uma audiência para ganhar dinheiro. As audiências disponíveis determinam o nível de sua tarefa, já que audiências mais exigentes são difíceis de impressionar, mas rendem pagamentos maiores. O MJ determina o nível da tarefa baseado nas audiências disponíveis. Performar para uma típica audiência de plebeus na rua é uma tarefa de nível 0, mas uma performance para um grupo de artesãos de gosto mais refinado pode ser uma tarefa de 2º ou 3º nível, enquanto performances para mercadores, nobres e membros da realeza aumentam a dificuldade para níveis superiores. Seu grau de sucesso determina se você comoveu sua audiência e se foi recompensado com aplausos ou frutas podres.

Exercer Profissão (Saber)

Você aplica as noções práticas de uma especialidade de Saber exercendo uma profissão durante o recesso. Isto é mais eficaz para especialidades como administração, leis ou navegação, onde há uma alta demanda por trabalhadores. O MJ pode aumentar a CD ou determinar que só existem tarefas disponíveis de níveis inferiores se você estiver tentando utilizar uma perícia de Saber obscura para Ganhar Proventos. Você também pode precisar de ferramentas especializadas para aceitar um trabalho, como ferramentas de mineração para trabalhar em uma mina ou uma balança de mercador para comprar e vender itens em um mercado.

Manufaturar Mercadorias para o Mercado (Manufatura)

Usando Manufatura, você pode produzir itens comuns para o mercado. Normalmente é fácil encontrar trabalho para criar itens básicos cujo nível é 1 ou 2 abaixo do nível de seu assentamento (veja Ganhar Proventos na página 504). Tarefas de níveis superiores representam comissões especiais, que podem requerer que você Manufature um item específico utilizando a atividade de recesso Manufaturar e venda-o para um comprador pelo preço total. Estas oportunidades não ocorrem tão frequentemente e podem ter requerimentos especiais — ou consequências sérias se você desapontar um cliente proeminente.

Exemplos de Proventos

Os exemplos a seguir mostram os tipos de tarefas que seu personagem pode realizar para Ganhar Proventos durante jogos de níveis baixos e de níveis altos.

Harsk faz Chá

Harsk é um patrulheiro de 3º nível e especialista na coleta e infusão de chás. Ele possui +7 de modificador em Saber de Chá. Ele possui 30 dias de recesso à sua disposição e decide trabalhar em uma prestigiosa casa de chá local. O MJ decide que esta é uma tarefa de 5o nível se Harsk quiser auxiliar o mestre do chá, ou uma tarefa de 2º nível se quiser apenas servir chá. Harsk escolhe a tarefa mais difícil, e o MJ secretamente determina a CD em 20.

Harsk rola um 4 em seu teste de Saber de Chá para um resultado total de 11. O pobre Harsk falhou! Ele ganha somente 2 pp por seus esforços e continua trabalhando por mais 3 dias, para um total de 8 pp.

Nesse momento, o MJ oferece uma escolha a Harsk: ele pode finalizar a semana com o mestre do chá e buscar um novo trabalho ou pode diminuir suas ambições e servir na casa de chá. Harsk, agora mais ciente de suas próprias capacidades, aceita o trabalho menos prestigioso por enquanto. Ele muda para seu novo trabalho e faz um teste de Saber de Chá contra CD 16. Rolando um 19, ele obtém um resultado total de 26 — um sucesso crítico! Ele ganha 5 pp por dia (como um sucesso em uma tarefa de 3o nível). O MJ determina que a demanda será suficiente para que Harsk trabalhe aqui pelo restante de seu recesso se quiser — um total de 26 dias. Harsk aceita e ganha um total de 138 pp (13 po, 8 pp) nesse mês.

Lem se Apresenta

Lem é um bardo de 16º nível e lendário com sua flauta. Ele possui +31 de modificador em Performance com sua flauta encantada. Com 30 dias de recesso pela frente, Lem procura algo que possa excitá-lo mais do que repetidas performances para um bando de nobres abastados. E ele de fato encontra uma oferta importante: uma apresentação em um reino celestial onde a deusa patrona de Lem, Shelyn, pode estar na plateia! Esta é uma tarefa de 20o nível, e o MJ secretamente determina a CD em 40.

Lem rola um 11 em seu teste de Performance para um resultado total de 42. Sucesso! O evento dura uma semana e, ao final, os celestiais agradecidos presenteiam Lem com uma linda rosa de diamante em constante desabrochar que vale 1.400 peças de ouro (200 po por dia durante 7 dias).

Com 23 dias de recesso restantes, Lem aceita uma tarefa de 14o nível apresentando-se em um prestigioso colégio bárdico para membros de uma corte real. O MJ secretamente determina a CD em 32 e Lem obtém um sucesso crítico, ganhando 28 po por dia para um total de 644 po. Entre suas duas performances, Lem ganhou pouco mais de 2.000 peças de ouro durante seu recesso — embora ele não tenha certeza se irá vender a rosa.

fonte:

Livro Básico

p. 237