Bárbaro

Classe

Pontos de Vida 12 mais seu modificador de Constituição; No 1º nível e a cada nível subsequente, você acrescenta essa quantidade ao seu valor máximo de PV.

Atributo Chave Força; No 1º nível, sua classe lhe concede uma melhoria de atributo em Força.

Proficiências Iniciais No 1º nível, você recebe as graduações de proficiência listadas nas estatísticas a seguir. Você é destreinado em qualquer estatística não listada a menos que receba alguma graduação de proficiência melhor de outra forma.

Percepção Especialista em Percepção

Jogadas de Salvamento Especialista em Fortitude, Treinado em Reflexos, Especialista em Vontade

Perícias Treinado em Atletismo, Treinado em uma quantidade de perícias adicionais igual a 3 mais seu modificador de Inteligência

Ataques Treinado em armas simples, Treinado em armas marciais, Treinado em ataques desarmados

Defesas Treinado em armaduras leves, Treinado em armaduras médias, Treinado em defesa sem armadura

CD de Classe Treinado em CD de classe de bárbaro

A fúria de batalha o consome. Você sente prazer em causar destruição e atravessar seus inimigos com armas poderosas , contando com uma durabilidade impressionante independente de técnicas complicadas ou treinamento rígido. Sua fúria se alimenta de seus instintos brutais, que você pode associar com um animal, espírito ou alguma parte de si. Para muitos bárbaros a força bruta é um martelo e todo problema é um prego, enquanto outros tentam conter a torrente de emoções dentro de si e liberam sua fúria somente quando realmente necessário.

Durante encontros de combate…

Você invoca sua fúria e corre até a linha de frente para esmagar seus adversários. Sua melhor defesa é o ataque — você precisará derrubar os adversários antes que possam aproveitar suas defesas relativamente baixas.

Durante encontros sociais…

Você utiliza intimidação para conseguir o que precisa, especialmente quando uma persuasão mais gentil é incapaz de completar o trabalho.

Enquanto explora…

Você procura pelo perigo, pronto para ser o primeiro a encarar uma batalha a qualquer instante. Você escala a parede de rocha desafiadora e joga a corda para outros subirem, ou nada nas correntes arriscadas do rio para alcançar a alavanca escondida sob a superfície da água. Se algo precisar ser quebrado, você está pronto para a tarefa!

Em recesso…

Você pode entrar em uma taverna para farrear, disseminar as lendas de seus feitos poderosos ou recrutar seguidores para se tornar um senhor da guerra pelo seu próprio mérito.

Você pode…

  • Ter uma profunda fonte de raiva, ódio ou frustração.

  • Preferir uma abordagem direta a uma que requeira paciência e tédio.

  • Engajar em um regime de exercícios físicos intensos — e socar todo mundo que disser que isto conflita com seu desgosto por paciência e tédio.

Outros provavelmente…

  • Confiam em sua coragem e força, e acreditam que você é capaz de se virar sozinho em uma luta.

  • O veem como incivilizado ou como um indivíduo grosseiro inadequado para a alta sociedade.

  • Acreditam que você é leal a seus amigos e aliados e que nunca irá ceder antes do fim da luta.

Termos Chave

Você encontrará os seguintes termos em muitas habilidades de bárbaro.

Abertura: Estas manobras funcionam apenas como sua primeira atitude em seu turno. Você pode usar uma ação de abertura apenas se ainda não tiver usado uma ação com o traço ataque ou abertura este turno.

Floreio: Ações de floreio são técnicas que requerem empenho demais e não podem ser realizadas várias vezes em seguida. Você pode usar apenas 1 ação com o traço floreio por turno. Fúria: Você deve estar em fúria para usar habilidades com o traço fúria e elas são encerradas automaticamente quando você sai de sua fúria.

Instinto: Habilidades de instinto requerem um instinto específico; você perde acesso a essas ações se realizar atos anátemas a seu instinto.

Progressão de Bárbaro

Seu NívelCaracterística da Classe
1Ancestralidade e biografia, fúria, instinto, proficiências iniciais, talento de bárbaro
2Talento de bárbaro, talento de perícia
3Incremento de perícia, negar vantagem, talento geral
4Talento de bárbaro, talento de perícia
5Brutalidade, incremento de perícia, melhorias de atributo, talento de ancestralidade
6Talento de bárbaro, talento de perícia
7Especialização em armas, incremento de perícia, irrefreável, talento geral
8Talento de bárbaro, talento de perícia
9Incremento de perícia, reflexos rápidos, resistência em fúria, talento de ancestralidade
10Melhorias de atributo, talento de bárbaro, talento de perícia
11Fúria poderosa, incremento de perícia, talento geral
12Talento de bárbaro, talento de perícia
13Especialidade em armaduras médias, furor com armas, incremento de perícia, irrefreável maior, talento de ancestralidade
14Talento de bárbaro, talento de perícia
15Especialização em armas maior, incremento de perícia, melhorias de atributo, talento geral, vontade indomável
16Talento de bárbaro, talento de perícia
17Fúria rápida, incremento de perícia, sentidos elevados, talento de ancestralidade
18Talento de bárbaro, talento de perícia
19Armadura de furor, devastador, incremento de perícia, talento geral
20Melhorias de atributo, talento de bárbaro, talento de perícia

Características de Classe

Você recebe as habilidades a seguir como um bárbaro. Habilidades recebidas em níveis superiores indicam os níveis em que você as recebe ao lado de seus nomes.

Descrição
Nome
Nível
Descrição
Além das habilidades fornecidas por sua classe no 1º nível, você possui os benefícios da ancestralidade e biografia selecionadas,...
Nome
Nível
Descrição
No 1º nível, você recebe proficiências que representam seu treinamento básico. Estas proficiências são listadas no início desta...
Nome
Nível
Descrição
Você ganha a ação Fúria, que lhe permite entrar em frenesi.
Nome
Nível
Descrição
Sua fúria surge de um instinto dominante — algo que você aprendeu através de uma tradição ou que irrompeu naturalmente de você....
Nome
Nível
Descrição
No 1º nível e a cada nível par subsequente, você recebe um talento de classe de bárbaro. Os talentos de classe de bárbaro são...

Instintos

Você canaliza sua fúria através de um instinto. Você decide o que seu instinto significa para você. Ele pode ser uma criatura ou símbolo amado por seu clã ou mesmo uma fonte ou filtro puramente interno de sua fúria — como uma crença, maldição, herança ou estado mental. Cada instinto concede uma habilidade de instinto e mais habilidades que você pode receber através de talentos com o traço instinto. Ele também determina a quais tipos de dano você resiste com sua resistência em fúria e em níveis superiores aumenta o dano adicional causado durante a Fúria.

Cada instinto lista atos que são anátemas para ele. Sempre que realizar esses atos, você perde as habilidades do instinto e quaisquer talentos com o traço instinto até gastar 1 dia de recesso centrando-se novamente, embora mantenha suas outras habilidades de bárbaro.

Instinto Animal

O furor de um predador selvagem lhe preenche durante sua Fúria, concedendo-lhe ataques desarmados ferozes. Culturas que reverenciam animais ferozes (como macacos ou ursos) criam bárbaros com este instinto. Você também pode estar em guerra com o lado animal incontrolável de sua personalidade ou ser descendente de um lobisomem ou criatura similar. Selecione um animal da Instintos Animais que seja mais similar ao seu animal escolhido.

Tabela: Instintos Animais

AnimalAtaqueDanoTracos
FelinoGarra Mandíbulas1d6 Ct
1d10 Pf
Ágil, desarmado
Desarmado
LoboMandíbulas1d10 PfDerrubar, desarmado
MacacoPunho1d10 CnAgarrar, desarmado
SapoLíngua
Mandíbulas
1d4 Cn
1d10 Cn
Ágil, desarmado
Desarmado
SerpentePresas1d10 PfAgarrar, desarmado
TouroChifre1d10 PfDesarmado, empurrar
TubarãoMandíbulas1d10 PfAgarrar, desarmado
UrsoGarra
Mandíbulas
1d6 Ct
1d10 Pf
Ágil, desarmado
Desarmado
VeadoGalhada1d10 PfAgarrar, desarmado

Anátema

Desrespeitar abertamente um animal de seu tipo escolhido é anátema a seu instinto, assim como usar armas enquanto estiver em fúria.

Fúria Bestial (Habilidade de Instinto)

Quando estiver em Fúria, você adquire o ataque desarmado (ou ataques desarmados) de seu animal escolhido. O ataque específico adquirido, o dano que ele causa e seus traços são listados na Tabela Instintos Animais. Estes ataques estão no grupo pugilato. Sua ação Fúria adquire os traços morfia, primal e transmutação.

Habilidade de Especialização

Aumente o tamanho do dado de dano para os ataques desarmados concedidos por seu animal escolhido em um passo, e aumente o dano adicional recebido de sua Fúria de 2 para 5 pontos para os ataques desarmados do animal escolhido. O ataque de língua do sapo e o ataque de galhada do veado têm seu alcance aumentado para 3 metros. Se possuir especialização em armas maior, aumente o dano de sua Fúria de 5 para 12 pontos para os ataques desarmados do animal escolhido.

Resistência em Fúria

Você resiste a dano cortante e perfurante.

Instinto de Dragão

Você convoca o furor de um dragão poderoso e manifesta habilidades incríveis. Talvez sua cultura reverencie a majestade dracônica, ou talvez você tenha ganhado sua conexão ao beber ou banhar-se no sangue de um dragão ou após observar um ancião saqueador queimando sua vila. Selecione um tipo de dragão da Tabela: Instintos de Dragão como o tipo de dragão de seu instinto. Dragões cromáticos tendem a ser malignos, e dragões metálicos tendem a ser bondosos.

Tabela: Instintos De Dragão

DragãoTipoSopro
AzulCromáticoLinha de eletricidade
BrancoCromáticoCone de frio
NegroCromáticoLinha de ácido
VerdeCromáticoCone de veneno
VermelhoCromáticoCone de fogo
BronzeMetálicoLinha de eletricidade
CobreMetálicoLinha de ácido
LatãoMetálicoLinha de fogo
OuroMetálicoCone de fogo
PrataMetálicoCone de frio

Anátema

Aceitar um insulto pessoal contra você é anátema a seu instinto. Escolha se seu personagem respeita ou abomina seu tipo de dragão. Se o respeitar, desafiar um dragão desses é anátema — se o abominar, fracassar em derrotar um dragão desses que cruzou o seu caminho é um anátema para você.

Fúria Dracônica (Habilidade de Instinto)

Quando estiver em Fúria, você pode aumentar o dano adicional de sua Fúria de 2 para 4 pontos e alterar seu tipo de dano para corresponder com o tipo do sopro de seu dragão em vez do tipo de dano de sua arma ou ataque desarmado. Se fizer isto, sua ação de Fúria adquire os traços arcano e evocação, assim como o traço correspondente ao tipo de dano.

Habilidade de Especialização

Quando usa fúria dracônica, você aumenta o dano adicional de sua Fúria de 4 para 8 pontos. Se tiver especialização em armas maior, aumente o dano de sua Fúria quando usar fúria dracônica de 8 para 16 pontos.

Resistência em Fúria

Você resiste a dano perfurante e ao tipo de dano do sopro de seu dragão.

Instinto Espiritual

Sua fúria assume a forma de uma possessão espiritual, seja através de uma sensitividade espiritual, adoração a ancestrais ou aparições ou à assombração de um adversário, amigo, ancestral ou parente.

Anátema

Desrespeitar cadáveres ou espíritos é anátema para seu instinto; defender-se contra criaturas mortas-vivas não.

Fúria Espiritual (Habilidade de Instinto)

Quando estiver em fúria, você pode aumentar o dano de sua Fúria de 2 para 3 pontos e causar dano negativo ou dano positivo em vez do tipo de dano normal para sua arma ou ataque desarmado (escolha o tipo de dano cada vez que entrar em Fúria). Se escolher causar dano negativo ou dano positivo, sua arma ou ataque desarmado recebe os efeitos da runa de propriedade toque fantasma (tornando-a mais efetiva contra criaturas incorpóreas) e sua ação de Fúria adquire os traços divino e necromancia (além do traço negativo ou positivo, conforme for apropriado).

Habilidade de Especialização

Quando usar fúria espiritual, aumente o dano adicional de sua Fúria de 3 para 7 pontos. Se possuir especialização em armas maior, aumente o dano adicional de sua Fúria de 7 para 13 pontos.

Resistência em Fúria

Você resiste a dano negativo, assim como a todo dano causado pelos ataques e habilidades de criaturas mortasvivas (independentemente do tipo de dano causado por elas).

Instinto Do Furor

Sua fúria se origina de uma fonte interior profunda e puramente pessoal. Você usa sua fúria conforme seus próprios desejos.

Anátema e Habilidade de Instinto

Você não possui um anátema ou habilidade de instinto. Em vez disso, você recebe um talento de bárbaro de 1º nível adicional.

Habilidade de Especialização

Aumente o dano adicional de sua Fúria de 2 para 6 pontos. Se possuir especialização em armas maior, aumente o dano adicional de sua Fúria de 6 para 12 pontos.

Resistência em Fúria

Você resiste a dano físico de armas, mas não dano físico de outras fontes (como ataques desarmados).

Instinto de Gigante

Sua fúria lhe concede o poder bruto e o tamanho de um gigante. Isto não necessariamente significa que você reverencia os gigantes — você pode desprezá-los ou mesmo querer assassiná-los! Ou então, você simplesmente parece um gigante para outras pessoas devido à sua força excepcional ou emoções e ego descomunais.

Anátema

Recusar ou evitar enfrentar um desafio pessoal de força é anátema para você.

Empunhadura Titânica (Habilidade de Instinto)

Você pode usar uma arma feita para uma criatura Grande se for Pequeno ou Médio (durante a fúria e fora dela). Se não for Pequeno ou Médio, você pode usar uma arma feita para uma criatura um tamanho maior que você. Você obtém acesso a esta arma de tamanho maior de qualquer tipo de arma disponível para você durante a criação de personagem. Ela possui o Preço e Volume normais para uma arma do tamanho dela (página 295). Quando empunhar uma arma dessas em combate, aumente seu dano adicional de Fúria de 2 para 6 pontos, mas você sofre a condição desajeitado 1 (página 619) devido ao tamanho desproporcional de sua arma. Você não pode remover esta condição desajeitado ou ignorar suas penalidades por quaisquer meios enquanto empunhar a arma.

Habilidade de Especialização

Aumente o dano adicional de sua Fúria quando usar uma arma de tamanho maior de 6 para 10 pontos. Se possuir especialização em armas maior, aumente o dano adicional de sua Fúria de 10 para 18 pontos.

Resistência em Fúria

Você resiste a dano contundente e um outro tipo de dano entre eletricidade, fogo e frio, escolhido quando você adquire resistência em fúria.

Talentos de Classe

Em todo nível que receber um talento de bárbaro, você pode selecionar um dos talentos a seguir. Você deve satisfazer quaisquer pré-requisitos antes de selecionar o talento.

Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Visão Aguçada ou visão no escuro
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
2
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
4
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
4
Pré-requisitos
Especialista em Atletismo
Benefícios
Nome
Nível
4
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
4
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Instinto de gigante
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Instinto espiritual
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Especialista em Atletismo
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Instinto animal
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Instinto de dragão
Benefícios
Nome
Nível
6
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
8
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
8
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
8
Pré-requisitos
Instinto animal
Benefícios
Nome
Nível
8
Pré-requisitos
Mestre em Atletismo
Benefícios
Nome
Nível
8
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
8
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
10
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
10
Pré-requisitos
Olhar Intimidante
Benefícios
Nome
Nível
10
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
10
Pré-requisitos
Trespassar
Benefícios
Nome
Nível
10
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
12
Pré-requisitos
Instinto de dragão
Benefícios
Nome
Nível
12
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
12
Pré-requisitos
Instinto animal
Benefícios
Nome
Nível
12
Pré-requisitos
Instinto de gigante, Estatura de Gigante
Benefícios
Nome
Nível
12
Pré-requisitos
Instinto espiritual
Benefícios
Nome
Nível
14
Pré-requisitos
Instinto de gigante
Benefícios
Nome
Nível
14
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
14
Pré-requisitos
Jogar para Trás
Benefícios
Nome
Nível
14
Pré-requisitos
Venha Me Pegar
Benefícios
Nome
Nível
16
Pré-requisitos
Arrebentar
Benefícios
Nome
Nível
16
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
16
Pré-requisitos
Instinto de dragão, Asas da Fúria do Dragão
Benefícios
Nome
Nível
18
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
18
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
18
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
20
Pré-requisitos
Compartilhar Fúria
Benefícios
Nome
Nível
20
Pré-requisitos
Benefícios

fonte:

Livro Básico

p. 83