Humano

Ancestralidade

Médio

Humanos

Humanoide

Pontos de Vida 8

Tamanho Médio; Velocidade 7,5 metros

Melhorias de Atributo livre, livre; Defeito de Atributo

Idiomas Comum

Idiomas adicionais Idiomas adicionais iguais a 1 + seu modificador de Inteligência (mínimo 1). Escolha dentre a lista de idiomas comuns e quaisquer outros idiomas aos quais você tenha acesso (como os idiomas prevalentes em sua região).

Tão imprevisíveis e variados como os outros povos de Golarion, humanos possuem uma motivação excepcional e uma grande capacidade de tolerar e expandir. Embora muitas civilizações tenham prosperado antes da ascensão da humanidade, os humanos construíram algumas das maiores e mais terríveis sociedades em todo o curso da história, tornando-se o povo mais populoso nos reinos ao redor do Mar Interior.

A ambição, versatilidade e potencial excepcional dos humanos os tornaram a ancestralidade predominante do mundo. Seus impérios e nações são vastos e se expandem cada vez mais, e seus cidadãos fazem seus nomes com a força de suas espadas e o poder de suas magias. A humanidade é diversa e tumultuada, variando de nômade a imperial e de sinistra a santa. Muitos se arriscam a explorar terras distantes, a mapear a expansão do multiverso, a buscar por tesouros há muito perdidos ou a montar exércitos poderosos para conquistar seus vizinhos — simplesmente porque podem fazê-lo. Se quiser um personagem que pode ser sobre qualquer coisa, você deve jogar com um humano.

Você pode...

  • Se esforçar para alcançar a grandeza, seja por você mesmo ou a favor de uma causa.
  • Buscar compreender seu propósito no mundo.
  • Estimar suas relações com família e amigos.

Outros provavelmente...

  • Respeitam sua flexibilidade, adaptabilidade e — na maioria dos casos —mente aberta.
  • Desconfiam de suas intenções, temendo que você busca apenas poder ou riqueza.
  • Não têm certeza do que esperar de você e hesitam em pressupor suas intenções.

Descrição física

As características físicas dos humanos são tão variadas quanto os climas do mundo. Humanos possuem uma ampla variedade de cor da pele e dos olhos, tipos corporais e traços faciais. De um modo geral, humanos que vivem mais próximos do equador (e seus descendentes) possuem peles mais escuras.

Humanos alcançam a maturidade física em torno dos 15 anos de idade, embora a maturidade mental ocorra alguns anos depois. Tipicamente, um humano pode viver cerca de 90 anos. Humanos frequentemente se casamcom pessoas de outras ancestralidades, dando origem a crianças que carregam características de ambos os pais. Os meio-humanos mais conhecidos são meio-elfos e meio-orcs.

Sociedade

A variedade humana também se manifesta em seus governos, atitudes e normas sociais. Embora as culturas humanas mais antigas compartilhem raízes milhares de anos no passado, quando comparadas às sociedades dos elfos e anões, parecem estar em um estado de mudança constante em que impérios se fragmentam e reinos novos suplantam os antigos.

Tendência e religião

A humanidade talvez seja a mais heterogênea de todas as ancestralidades, com capacidade para grande mal e bondade ilimitada. Alguns humanos se agrupam em vastas hordas invasoras, enquanto outros constroem cidades que se espalham desordenadamente. De um modo geral, a maioria dos humanos são neutros, embora tendam a congregar-se em nações ou comunidades de uma mesma tendência; ou que ao menos possuam alguma predisposição a uma tendência. Humanos também adoram uma ampla variedade de deuses e praticam muitas religiões diferentes, buscando o favor de qualquer ser divino que encontrem.

Nomes

Ao contrário de muitas culturas ancestrais, que geralmente se apegam a tradições específicas e histórias compartilhadas, a diversidade da humanidade resultou em combinações quase infinitas de nomes. Os humanos de tribos nortenhas possuem nomes diferentes daqueles que vivem nas cidades-estados sulistas. Humanos de quase todo o mundo falam Comum (embora alguns continentes de Golarion possuam seus próprios idiomas comuns regionais), mas seus nomes são tão variados quanto suas crenças e aparências.

Etnias

Uma variedade de grupos étnicos humanos — muitos dos quais têm origem em terras distantes — povoam os continentes ao redor do Mar Interior de Golarion. Personagens humanos podem ser de qualquer uma destas etnias, independentemente de quais terras chamam de lar. Informações sobre as etnias humanas de Golarion aparecem na página 430, no Capítulo 8.

Personagens de etnias humanas na região do Mar Interior falam Comum (também conhecido como Taldane), e algumas etnias concedem acesso a um idioma incomum.

Meio-Elfos

Um meio-elfo é nascido de um elfo e de um humano, ou de dois meio-elfos. A vida de um meio-elfo pode ser difícil, frequentemente marcada pela dificuldade de ser aceito. Meioelfos não possuem sua própria terra natal em Golarion e não se sentem particularmente ligados uns aos outros, pois geralmente possuem tradições élficas e humanas muito diferentes. Em vez disso, a maioria dos meio-elfos tenta encontrar aceitação em assentamentos humanos ou elfos.

Meio-elfos normalmente se parecem mais com humanos, com orelhas sutilmente pontudas e uma estatura maior do que a maioria dos humanos de sangue puro. Meioelfos não possuem os olhos quase alienígenas de seus pais elfos, embora tenham uma forte presença natural — e frequentemente uma beleza impressionante — que leva muitos a carreiras como artistas ou atores. Apesar destes atrativos, muitos meio-elfos têm dificuldade para formar laços duradouros com outros humanos ou elfos devido à distância que sentem de ambos os povos como um todo.

Meio-elfos vivem mais que outros humanos, frequentemente alcançando cerca de 150 anos. Isto faz com que alguns deles temam estabelecer amizades e romances com humanos, sabendo que provavelmente viverão mais que seus companheiros.

Jogando com um Meio-Elfo

Você pode criar um personagem meio-elfo ao selecionar a herança meio-elfo no 1º nível. Escolher essa herança também lhe concede acesso aos talentos de ancestralidade de elfo e de meio-elfo além dos talentos de ancestralidade de humano.

Você pode...

  • Ser reservado e achar difícil formar laços com outras pessoas.
  • Adotar fortemente ou rejeitar um dos lados de sua ascendência.
  • Se identificar mais fortemente e relacionar-se mais facilmente com outras pessoas de ancestralidades mestiças.

Outros provavelmente...

  • Acham-no mais atraente que humanos e mais acessível que elfos.
  • Ignoram sua etnia e cultura humana devido à sua herança élfica.
  • Minimizam os desafios de viver entre duas culturas.

Meio-Orcs

Um meio-orc é nascido de um orc e de um humano, ou de dois meio-orcs. Algumas pessoas intolerantes veem orcs mais como monstros do que como pessoas, e frequentemente odeiam e temem os meio-orcs simplesmente por sua linhagem. Isto normalmente relega os meio-orcs às margens da sociedade, onde podem encontrar trabalho em serviços braçais ou como mercenários, enquanto outros caem em uma vida de crimes e crueldade. Muitos que não conseguem lidar com as indignidades que sofrem na sociedade humana encontram um lar entre seus parentes orcs ou migram para regiões ermas buscando uma vida em paz longe do julgamento da sociedade.

Humanos frequentemente pressupõem que meio-orcs são pouco inteligentes e incivilizados, e meio-orcs raramente encontram aceitação entre as sociedades desse povo. Para uma tribo orc, um meio-orc é considerado esperto o suficiente para se tornar um bom líder de guerra, mas fisicamente mais fraco do que os outros orcs. Portanto, muitos meio-orcs acabam ocupando posições baixas entre tribos órquicas, a menos que provem sua força.

Um meio-orc possui vida mais curta que outros humanos, vivendo cerca de 70 anos.

Jogando com um Meio-Orc

Você pode criar um personagem meio-orc ao selecionar a herança meio-orc no 1º nível. Escolher essa herança também lhe concede acesso aos talentos de ancestralidade de orc e de meio-orc além dos talentos de ancestralidade de humano.

Você pode...

  • Ignorar, adotar ou ativamente lutar contra os estereótipos comuns sobre meio-orcs.
  • Aproveitar ao máximo seu tamanho e força, seja fisicamente ou socialmente.
  • Manter distância de membros da maioria das ancestralidades caso o rejeitem injustamente devido à sua descendência orc.

Outros provavelmente...

  • Pressupõem que você aprecia e se destaca em lutas, mas que não é propenso a carreiras mágicas ou intelectuais.
  • Sentem pena de você pelas circunstâncias trágicas que eles pressupõem que resultaram em seu nascimento.
  • Saem do seu caminho e recuam em vez de enfrentar sua ira.

Heranças de Humano

Ao contrário de outras ancestralidades, humanos não possuem diferenças fisiológicas definidas por sua linhagem. Em vez disso, suas heranças revelam seu potencial como um povo ou refletem linhagens de múltiplas ancestralidades. No 1º nível, escolha uma das heranças humanas abaixo.

Descrição
Nome
Descrição
Sua engenhosidade lhe permite treinar em uma ampla variedade de perícias. Você se torna treinado em uma perícia à sua escolha. No 5º nível, você se...
Nome
Descrição
A versatilidade e ambição da humanidade alimentaram sua ascensão como a ancestralidade mais comum na maioria das nações do mundo. Selecione um...
Nome
Descrição
Um de seus pais era um elfo ou meio-elfo — ou ambos eram meio-elfos. Você possui orelhas pontudas e outros sinais que denunciam sua herança élfica....
Nome
Descrição
Um de seus pais era um orc ou meio-orc — ou ambos eram meio-orcs. Você possui uma coloração verde em sua pele e outros sinais que denunciam sua...

Talentos de Ancestralidade

Você recebe um talento de ancestralidade no 1º nível, e um talento de ancestralidade adicional a cada 4 níveis subsequentes (no 5º, 9º, 13º e 17º níveis). Como um humano, você pode selecionar dentre os talentos de ancestralidade a seguir

Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Característica de classe de conjuração
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Visão na penumbra
Benefícios
Nome
Nível
5
Pré-requisitos
Familiaridade com Armas Órquicas
Benefícios
Nome
Nível
5
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
5
Pré-requisitos
Truque Mágico Adaptado, capacidade de conjurar magias de 3º nível
Benefícios
Nome
Nível
5
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
5
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
5
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
9
Pré-requisitos
Natureza Cooperativa
Benefícios
Nome
Nível
9
Pré-requisitos
Improvisador Astuto
Benefícios
Nome
Nível
9
Pré-requisitos
Superstição Órquica
Benefícios
Nome
Nível
9
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
13
Pré-requisitos
Familiaridade com Armas Órquicas
Benefícios
Nome
Nível
13
Pré-requisitos
Armamento Não Convencional
Benefícios
Nome
Nível
13
Pré-requisitos
Ferocidade Órquica
Benefícios

fonte:

Livro Básico

p. 54