Goblin

Ancestralidade

Pequeno

Humanoide

Pontos de Vida 6

Tamanho Pequeno; Velocidade 7,5 Metros

Melhorias de Atributo Destreza, Carisma, livre; Defeito de Atributo Sabedoria

Idiomas Comum, Goblin

Idiomas adicionais Dracônico, Enânico, Gnoll, Gnômico, Halfling, Órquico

Visão no Escuro Você enxerga na escuridão e sob luz fraca tão bem quanto é capaz de enxergar sob luz brilhante, embora sua visão na escuridão seja em preto e branco.

As histórias convolutas às quais outras pessoas se prendem não interessam aos goblins. Este povo pequeno vive no momento, e prefere histórias exageradas a registros concretos. Guerras que ocorreram algumas décadas atrás são praticamente história antiga. Incompreendidos pelos outros povos, os goblins são felizes à sua própria maneira. As virtudes dos goblins incluem ser presentes, criativos e honestos. Eles se esforçam em levar vidas cheias de satisfação em vez de preocuparem-se com o final de suas jornadas. Contar histórias, sem serem pedantes a respeito dos detalhes dos fatos. Eles podem ser baixos, mas sonham alto.

Goblins possuem reputação como criaturas simples que amam canções, fogo e refeições nojentas enquanto odeiam leitura, cachorros e cavalos — e esta descrição se encaixa perfeitamente em muitos. Entretanto, os goblins passaram por grandes mudanças e cada vez mais deles não se conformam a estes estereótipos. Mesmo os goblins mais viajados ainda exibem suas maneiras antigas de alguma forma, apenas em um grau mais sensato. Alguns goblins permanecem profundamente fascinados com fogo ou devoram sem medo uma refeição que reviraria o estômago de outras pessoas. Outros são inventores incansáveis e veem o lixo de seus companheiros como os componentes básicos de futuras engenhocas.

Embora a cultura dos goblins tenha mudado completamente, sua reputação pouco mudou. Por isso, goblins que viajam para cidades grandes são frequentemente alvode escárnio, e muitos trabalham dobrado para provar seu valor.

Se quiser um personagem que seja excêntrico, entusiástico e que ama se divertir, você deve jogar com um goblin.

Você pode

  • Se esforçar para provar que merece um lugar entre os outros povos civilizados, a fim de provar para eles e talvez até para você mesmo.
  • Lutar com unhas e dentes — às vezes literalmente — para proteger a si e seus amigos do perigo.
  • Aliviar as cargas emocionais pesadas que os outros carregam (e se entreter ao mesmo tempo) com palhaçadas e traquinagens.

Outros provavelmente

  • Se esforçam para garantir que você não ateie fogo acidentalmente (ou intencionalmente) em muitas coisas.
  • Pressupõem que você não consegue — ou não quer — ler.
  • Se perguntam como você continua vivendo apesar das escolhas gastronômicas, comportamento imprudente e amor por fogo típicos de sua ancestralidade.

Descrição física

Goblins são humanoides baixinhos com corpos largos, membros magricelas e cabeças exageradamente superdimensionadas com orelhas compridas e olhos vermelhos lustrosos. A sua pele varia de verde a cinza e azul, e eles frequentemente ostentam cicatrizes, furúnculos e brotoejas. Goblins medem cerca de 90 centímetros de altura, e a maioria deles é careca, com pouco ou nenhum pelo no corpo. Seus dentes irregulares caem e renascem constantemente, e seu metabolismo rápido significa que eles comem e cochilam frequentemente. Mutações também são mais comuns entre goblins que em outras ancestralidades, e eles consideram mutações, particularmente salientes como um sinal de poder ou sorte.

Goblins normalmente alcançam a adolescência aos 3 anos de idade e a maturidade física cerca de 4 ou 5 anos depois. Goblins podem viver 50 anos ou mais, mas sem ninguém para protegê-los uns dos outros (e de si mesmos), poucos vivem por mais de 20 anos.

Sociedade

Goblins tendem a seguir líderes fortes, formando pequenas tribos. Estas tribos raramente contam com mais de cem goblins, pois quanto maior uma tribo, mais diligente o líder deve ser para manter a ordem — algo notoriamente difícil. Com o surgimento de novas ameaças na região do Mar Interior, muitos anciões tribais vêm colocando seus costumes imprudentes de lado na esperança de forjar alianças em prol da sobrevivência de seu povo. Diversão e criatividade importam mais para goblins do que produtividade ou estudos, e seus acampamentos frequentemente irrompem em canções e risadas.

Goblins criam laços fortes com seus aliados, protegendo ferozmente os companheiros que os defenderam ou que ofereceram um ombro amigo. Goblins pressupõem — para a sua própria proteção — que serão maltratados por membros das ancestralidades mais altas (a quem chamam coloquialmente de “pernalongas”). É difícil para um goblin aprender a confiar em pernalongas, e apenas nos anos recentes essas parcerias têm passado a ser uma opção. Entretanto, sua atitude como povo está mudando rapidamente, e seus ciclos de vida curtos e memórias fracas os ajudam a adaptar-se rapidamente.

Tendência e religião

Mesmo goblins bem-intencionados têm problemas em seguir as regras, então eles raramente são ordeiros. A maioria dos goblins aventureiros são caóticos e neutros ou caóticos e bons. A adoração organizada a divindades confunde os goblins, e a maioria deles prefere escolher suas próprias divindades — monstros poderosos, maravilhas naturais ou qualquer coisa que achem fascinante. Pernalongas podem possuir inúmeros livros a respeito de estruturas religiosas, mas para um goblin, qualquer coisa pode ser um deus se você quiser. Goblins que passam tempo entre pessoas de outras ancestralidades podem adotar algumas de suas crenças, portanto, muitos goblins aventureiros adotam a adoração a Cayden Cailean.

Nomes

Goblins possuem nomes simples. Um bom nome deve ser fácil de pronunciar, curto o suficiente para falar sem perder o fôlego e ser gostoso de dizer. O nomeador frequentemente escolhe uma palavra que rima com alguma coisa que ele gosta para facilitar a criação de canções. Como não existem tradições verdadeiras a respeito de nomes na cultura goblin, as crianças frequentemente se autonomeiam quando são velhos o suficiente para pronunciar algo próximo o bastante da fala.

Exemplos de Nomes

Ak, Bokker, Frum, Guzmuk, Krobby, Loohi, Mazmord, Neeka, Omgot, Ranzak, Rickle, Tup, Wakla, Yonk, Zibini

Heranças de Goblin

Goblins, especialmente aqueles de tribos diferentes, apresentam muitas diferenças fisiológicas, que eles tendem a descobrir apenas através de “experimentos” perigosos. No 1º nível, escolha uma das heranças goblin abaixo.

Descrição
Nome
Descrição
Você pode subsistir com comida que a maioria das pessoas consideraria apodrecida. Você pode manter-se alimentado com refeições ruins em um...
Nome
Descrição
Seus ancestrais sempre tiveram uma conexão com o fogo e uma pele mais espessa, permitindo que resistam a queimaduras. Você adquire resistência a fogo...
Nome
Descrição
Os dentes de sua família são armas formidáveis. Você adquire um ataque desarmado com mandíbulas que causa 1d6 de dano perfurante. Suas mandíbulas...
Nome
Descrição
Você é capaz de recuperar-se facilmente de ferimentos devido a um crânio excepcionalmente grosso, ossos cartilaginosos ou alguma outra benção...
Nome
Descrição
Você é aclimatado a viver em terras frígidas, possuindo um tom de pele entre azul celeste a marinho, assim como uma pelagem azul. Você adquire...

Talentos de Ancestralidade

Você recebe um talento de ancestralidade no 1º nível, e um talento de ancestralidade adicional a cada 4 níveis subsequentes (no 5º, 9º, 13º e 17º níveis). Como um goblin, você pode selecionar dentre os talentos de ancestralidade a seguir.

Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Você sabe que os maiores tesouros frequentemente parecem lixo, e zomba de quem joga fora sucatas perfeitamente boas.
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Você é especialmente bom em cavalgar montarias goblinoides.
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Outros podem olhar para elas com desdém, mas você sabe que as armas de seu povo são tão efetivas quanto afiadas. Você é treinado em cortacão e fatia-cavalo.
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Você pode criar ferramentas úteis mesmo a partir de sucatas retorcidas ou enferrujadas.
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Os povos mais altos raramente prestam atenção nas sombras sob seus pés, e você tira vantagem disto.
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Um aliado termina uma ação de movimento adjacente a você.
Benefícios
Você aproveita o movimento de seu aliado para ajustar sua posição.
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Você coletou diversas habilidades e contos de sua comunidade goblin.
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
O fogo o fascina.
Nome
Nível
5
Pré-requisitos
Familiaridade com Armas Goblinoides
Benefícios
Você sabe como empunhar as armas cruéis de seu povo.
Nome
Nível
9
Pré-requisitos
Após anos rastejando e escalando em cavernas, você é capaz de escalar qualquer lugar.
Benefícios
Nome
Nível
9
Pré-requisitos
Passadela Goblin
Benefícios
Você pode dar uma passadela mais longe e mais rápido quando manobrar perto de seus aliados.
Nome
Nível
13
Pré-requisitos
Familiaridade com Armas Goblinoides
Benefícios
Sua afinidade goblin se combina com seu treinamento entusiasmado, resultando em uma grande habilidade com armas goblinoides.
Nome
Nível
13
Pré-requisitos
Muito Sorrateiro
Benefícios
Você pode mover-se até sua Velocidade quando usar a ação Esgueirar e não precisa mais ter cobertura ou cobertura maior ou estar ocultado para se Esconder ou se Esgueirar.

fonte:

Livro Básico

p. 46