Gnomo

Ancestralidade

Pequeno

Humanoide

Pontos de Vida 8

Tamanho Pequeno; Velocidade 7,5 metros

Melhorias de Atributo Constituição, Carisma, livre; Defeito de Atributo Força

Idiomas Comum, Gnômico, Silvestre

Idiomas adicionais Dracônico, Élfico, Enânico, Goblin, Jotun, Órquico

Visão na Penumbra Você enxerga sob luz fraca tão bem quanto é capaz de enxergar sob luz brilhante, ignorando a condição ocultado devido a luz fraca.

Muito tempo atrás, os primeiros ancestrais gnomos emigraram do Primeiro Mundo, o reino das fadas. Embora não seja claro o motivo da peregrinação inicial dos gnomos para Golarion, esta linhagem feérica se manifesta nos gnomos modernos como um raciocínio bizarro, excentricidade, tendências obsessivas e algo geralmente visto como ingenuidade. As suas origens de outro mundo se refletem mais ainda em suas características físicas, como membros esguios, cabelos de cores brilhantes e traços faciais infantis e extremamente expressivos.

Sempre sedentos por novas experiências, os gnomos vagueiam constantemente — tanto mental quanto fisicamente — no esforço de evitar uma terrível doença que ameaça todo seu povo. Distantes da essência mágica do Primeiro Mundo que é crucial para a sua sobrevivência, os gnomos se tornam vulneráveis à aflição conhecida como Descoloramento. Ela atinge gnomos que deixam de sonhar, inovar e ter novas experiências. Gnomos se agarram a qualquer fonte de magia localizada na região onde habitam, tipicamente a magia primal — adequada à sua linhagem feérica. Porém, somente isto não é o suficiente para evitar o Descoloramento, a menos que eles suplementem esta magia com novas experiências. O Descoloramento lentamente drena a cor dos gnomos — literalmente. E isso os submerge em um estado de depressão profunda que eventualmente leva ao fim de suas vidas. Alguns poucos gnomos sobrevivem a este flagelo, transformando-se nos sobreviventes sábios, mas profundamente morosos, conhecidos como descoloridos.

Heranças de Gnomo

Gnomos são uma coleção diversa de pessoas excêntricas, contando com todos os tipos de descendências peculiares entre suas linhagens. No 1º nível, escolha uma das heranças gnômicas abaixo.

Descrição
Nome
Descrição
A cor de seu cabelo e pele é mutável, possivelmente devido a magia latente. Você pode mudar lentamente a cor base e sua saturação — a coloração pode...
Nome
Descrição
Alguma outra fonte de magia exerce uma maior influência sobre você do que a magia primal de sua linhagem feérica. Essa conexão vem de alguma origem...
Nome
Descrição
Você vê todas as cores mais brilhantes, ouve todos os sons mais nitidamente e especialmente sente todos os cheiros com detalhes incríveis. Você...
Nome
Descrição
O sangue das fadas é extremamente forte em você, tornando-o praticamente uma delas. Você recebe o traço fada além dos traços gnomo e humanoide....
Nome
Descrição
Uma conexão com os gnomos das profundezas subterrâneas (conhecidos como svirfneblin), fadas sombrias ou outra fonte mágica permite que você enxergue...

Talentos de Ancestralidade

Você recebe um talento de ancestralidade no 1º nível, e um talento de ancestralidade adicional a cada 4 níveis subsequentes (no 5º, 9º, 13º e 17º níveis). Como um gnomo, você pode selecionar dentre os talentos de ancestralidade a seguir.

Pré-requisitos
Benefícios
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Sua ligação próxima com as fadas lhe garante uma recepção mais calorosa das criaturas do Primeiro Mundo e lhe fornece ferramentas para frustrar os truques delas.
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Você cria uma conexão com um animal, que se torna magicamente ligado a você.
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Você reconhece os sons de criaturas do solo como seu próprio idioma peculiar.
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Você prefere armas ligadas a seu povo, como lâminas com formatos curvados e peculiares.
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Sua conexão com o Primeiro Mundo lhe concede uma magia primal inata, muito similar à das fadas.
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Você pode ter uma natureza volúvel, mas mergulha de cabeça quando um tópico prende sua atenção.
Nome
Nível
1
Pré-requisitos
Benefícios
Seus ancestrais viviam envoltos e encobertos em ilusões e, como resultado, você tem uma habilidade natural para distinguir ilusões mágicas.
Nome
Nível
5
Pré-requisitos
Elocucionista de Escavadores
Benefícios
Você interpreta os sons produzidos por animais como conversas em vez de barulhos ininteligíveis e pode responder a eles.
Nome
Nível
5
Pré-requisitos
Reservatório de foco, pelo menos uma magia inata de uma herança gnômica ou talento de ancestralidade que compartilhe uma tradição com pelo menos uma de suas magias de foco.
Benefícios
Sua magia interior fornece uma grande quantidade de energia, que você usa para se focar.
Nome
Nível
5
Pré-requisitos
Familiaridade com Armas Gnômicas
Benefícios
Você produz resultados excepcionais empunhando armas inusitadas.
Nome
Nível
9
Pré-requisitos
Pelo menos uma magia primal inata.
Benefícios
Sua magia feérica fica mais forte com o passar do tempo.
Nome
Nível
9
Pré-requisitos
Benefícios
Sua conexão com o Primeiro Mundo tornou-se maior, permitindo que a energia positiva de lá flua rapidamente através de você.
Nome
Nível
13
Pré-requisitos
Familiaridade com Armas Gnômicas
Benefícios
Sua afinidade gnômica se combina com seu treinamento excêntrico, resultando em uma grande habilidade com armas gnômicas.

fonte:

Livro Básico

p. 42